• Vaticano divulga primeiras imagens do corpo do Papa emérito Bento XVI

    681 Jornal A Bigorna 01/01/2023 16:00:00

    O Vaticano divulgou as primeiras fotos do corpo de Bento XVI, que morreu no sábado aos 95 anos. O Papa emérito foi lembrado mais uma vez neste domingo por seu sucessor, o Papa Francisco. Nas imagens, o alemão Joseph Ratzinger aparece deitado sobre um catafalco, vestido de branco com uma veste litúrgica vermelha, cor do luto papal, com uma mitra branca debruada a ouro e um rosário entrelaçado nas mãos.

    O catafalco está no centro de uma pequena capela privada do mosteiro na Cidade do Vaticano onde o Pontífice emérito residia desde sua renúncia em 2013. É um espaço sóbrio, com crucifixo, uma árvore de Natal e um presépio.

    Um grupo de cardeais rezou neste domingo ante os restos mortais de Joseph Ratzinger, segundo uma foto publicada nas redes sociais.

    — Hoje, confiamos à Santíssima Madre o amado Papa emérito Bento XVI, para que o acompanhe em sua passagem deste mundo para Deus — disse o Papa Francisco durante a missa solene do primeiro dia do ano, na Basílica de São Pedro. — Nos unimos todos juntos, com um só coração e uma só alma, para dar graças a Deus pelo dom deste fiel servidor do Evangelho e da Igreja — afirmou o Pontífice argentino da janela do palácio apostólico ao meio-dia (horário local), por ocasião da oração dominical do Ângelus.

    A multidão reunida na Praça de São Pedro, incluindo vários representantes de países em guerra com suas bandeiras, aplaudiu as palavras de Francisco, que depois fez um minuto de silêncio.

    No sábado, Francisco fez uma comovente homenagem a seu antecessor, primeiro Papa a renunciar na História moderna.

    O teólogo e ferrenho guardião dos dogmas católicos morreu no sábado, aos 95 anos, após vários dias de agonia.

    — Com emoção, recordamos uma pessoa tão nobre e bondosa — disse Francisco durante as orações de Ano Novo na Basílica de São Pedro, onde agradeceu ao Pontífice emérito "por todo bem que fez". — Apenas Deus conhece o valor e a força de seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja — afirmou, em suas primeiras palavras públicas sobre a morte de Bento XVI.(Do Globo)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também