Comentando a baderna causada por bolsonaristas em Brasília, o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a "manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência".
A manifestação foi feita pelo governador no Twitter. "Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em São Paulo", disse.
Na capital paulista, há movimentação de golpistas na avenida Paulista. Desde o fim da eleição, um grupo variável de bolsonaristas está acampado em frente ao Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera (zona sul da capital).
O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio é um dos herdeiros presumidos do voto bolsonarista, dado que foi eleito como apadrinhado de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022. Ele teve os exatos 55,2% de votos válidos que seu ex-chefe no estado contra o oponente Fernando Haddad (PT).
Isso o coloca em uma posição obviamente exposta. Na montagem de seu governo, privilegiou nomes técnicos e aliados de Gilberto Kassab, o presidente do PSD que afiançou e organizou sua candidatura no estado, e que ocupa a estratégica Secretaria de Governo.
Ao mesmo tempo, agradece sempre que pode o apoio que teve de Bolsonaro, como fez em sua posse. É uma necessidade política desafiada pela barbárie perpetrada pelos aliados do ex-presidente em Brasília neste domingo (8).
Em nota, Kassab disse que "é inaceitável que tenhamos manifestações depredando o patrimônio e a democracia brasileira ao promoverem invasões a prédios públicos, especialmente às sedes dos Três Poderes em Brasília".
"Espero que a Justiça e as forças de segurança tomem as medidas necessárias para punir os responsáveis e que sejam adotadas ações preventivas para evitar que episódios lamentáveis como estes voltem a se repetir", afirmou.(Da Folha de SP)