O curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que será ministrado no Centro Pedagógico e Administrativo de Educação Especial (CPAEE) registrou mais de 240 inscrições.
O resultado foi comemorado pela Secretaria Municipal de Educação. Ligado à pasta, o CPAEE administra processos inclusivos de crianças com deficiência em toda a Rede Municipal de Ensino.
O objetivo da capacitação é promover o conhecimento sobre Libras e facilitar a comunicação com pessoas que possuem deficiência auditiva. O período para adesão já foi encerrado.
“A intenção é abranger diversos segmentos da sociedade, buscando uma sociedade mais acessível e inclusiva”, explica a secretária de Educação Josiane Lopes de Medeiros.
O curso inclui diferentes públicos: funcionários de escolas municipais, professores das redes municipal, estadual e federal, Polícia Militar, psicólogos, familiares, vendedores, comunidade em geral e comunidade religiosa, entre outros.
Já o módulo Práticas Pedagógicas pretende oferecer subsídio para professores e profissionais de suporte, capacitando educadores e garantindo, assim, o direito do aluno surdo a uma educação bilíngue de qualidade.
Aulas
As aulas serão ministradas de segunda-feira a quinta-feira no CPAEE por professores especialistas na área, com mais de dez anos de experiência em Educação, e integrantes da comunidade surda.
Há turmas no período da manhã (8 às 10 horas) e à noite (18 às 20 horas). A carga horária é de 80 a 120 horas, dependendo do módulo.
O CPAEE fica na Avenida Major Rangel, nº 2222. Inscritos podem obter outras informações pelo telefone (14) 3733-4775.