• Santa Casa realiza cirurgia de escoliose inédita na região

    6214 Jornal A Bigorna 25/01/2020 13:40:00

    Ao adotar técnicas inovadoras, com tecnologia de ponta, a Santa Casa de Avaré confirma a sua vocação para a promoção de assistência de qualidade à saúde da população. Prova disso é a realização de cirurgia de escoliose com técnica inédita, pioneira na região, realizada em dezembro de 2019.

    O procedimento foi realizado pela equipe de ortopedia da Santa Casa, comandada pelo médico Alexandre Philippe Boss Jaccard e também contou com a participação do médico auxiliar FredericoLutti Guerra de Aguiar Zink, da médica anestesista Débora Nardy de Freitas Salgado, das instrumentadoras cirúrgicas Eny Godoy dos Santos e Jessyca Dayane Raimundo, os técnicos de Raio-X, Manuela, Beto e Juninho e os circulantes de sala Vânia e Lamego.

    (Foto: Antes e depois da cirurgia)

    Em entrevista ao A Voz do Vale, o cirurgião Dr. Alexandre Jaccard elogiou a estrutura da Santa Casa de Avaré. “Pra mim, é gratificante ver o esforço se transformando em resultado. Além disso, fico muito feliz em saber que a cidade que eu escolhi para morar e o hospital em que trabalho tem capacidade para receber cirurgias como essa, complexas”.

    A cirurgia de escoliose é um tipo de cirurgia da coluna vertebral, com o objetivo de parar a progressão de uma deformidade na coluna e corrigi-la parcialmente. A cirurgia é geralmente indicada para curvaturas com mais de 45 graus.

    Na maioria dos casos de escoliose, existem 3 curvaturas quando observamos uma radiografia da coluna inteira, uma principal e as outras compensatórias. O procedimento consiste em colocar implantes nas vértebras selecionadas, através dos quais se faz a correção e fixação do desvio.

    O médico cirurgião falou do sucesso do procedimento realizado pela primeira vez na Santa Casa local. “É a primeira vez que esse tipo de cirurgia acontece em Avaré, realizada pelo nosso grupo de ortopedia da Santa Casa de Misericórdia e ocorreu tudo conforme planejado”, disse o médico Dr. Alexandre.

    Doença – A escoliose não tem uma causa definida na maioria das vezes. O especialista afirmou que, quanto mais cedo o problema for detectado, mais fácil impedir a progressão das curvas. Ainda segundo Jaccard, a cirurgia é recomendada em casos mais avançados onde a progressão é esperada mesmo após a maturidade esquelética.

    O ortopedista ainda disse que, antes disso, é importante o acompanhamento por um médico especialista porque, às vezes, é possível evitar a cirurgia com outros métodos de tratamento.(Do Jornal A Voz do Vale)

    IMAGENS ANEXADAS

    Santa Casa realiza cirurgia de escoliose inédita na região
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também