Em Avaré, as enchentes são mais do que um problema, são uma realidade triste que afeta a cidade há décadas.
A última obra de prevenção e contenção de enchentes ocorreu no governo Fernando Pimentel e terminou no governo Miguel Paulucci, ou seja, em 1995, acabando com as cheias no Largo do Mercado e adjacências.
Depois disso passaram vários administradores, mas não conseguiram pautar o tema e dar continuidade às obras.
O atual prefeito Jô Silvestre assumiu o cargo com a promessa de lidar com o problema e agora em 2024 com o apoio do governo do estado de SP, já que a administração municipal não dispõe de recursos suficientes para uma obra tão cara está deixando tudo encaminhado para o início tão esperado da obra antienchente.
Pauta antienchente
No dia 27, em reunião na Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, juntamente com representantes da CETESB e Sabesp foram discutidas as medidas para finalmente dar início a obra tão aguardada pela população avareense.
O vereador Roberto Araujo esteve junto com o prefeito e destacou a importância de já dar um andamento mais rápido às obras.
“Agradeço imensamente à Secretária Natália Resende e ao assessor José de Lorenzo Messina por nos receberem tão cordialmente. Juntos, com a presença do prefeito Jô Silvestre, do Chefe de Gabinete Marcelo Zuza e outros importantes colaboradores, avançamos, e, em breve, teremos notícias importantes sobre essa obra que há tanto tempo é esperada por toda a sociedade”.- destacou Roberto Araujo.
O vereador também gradeceu ao deputado estadual que lidera junto ao governo estadual, o deputado Major Mecca, além do chefe de Gabinete Tenente José Nilton Santos, ao Assessor Sargento Alberto Rodrigues, ao Secretário do Meio Ambiente de Avaré Judésio Borges, e ao Superintendente da Sabesp, Ulisses Andrade, os quais já trabalham no projeto.
Jô Silvestre também destacou a importância de o projeto já estar avançado: “Estou começando e vou deixar para meu sucessor o projeto pronto para que as obras contra as enchentes de suma importância sejam realizadas em nossa cidade.”