Os programas Campo Seguro e Vizinhança Solidária Rural de Avaré foram destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Centro-Oeste Paulista realizado no último dia 6 em Bauru.
A parceria bem-sucedida entre Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Polícia Militar (PM) vem garantindo mais segurança à zona rural da estância turística.
Representantes de 60 prefeituras estiveram no evento, cujo objetivo é promover a troca de experiências entre gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras.
A experiência positiva no campo garantiu a Avaré recebeu o certificado de Prefeitura Inovadora 2024.
Os bons resultados do Campo Seguro foram tema da exposição do secretário Ronaldo Vilas Boas, titular da Agricultura, um dos palestrantes convidados desta edição do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes.
Já a explanação sobre o projeto Vizinhança Solidária Rural, pioneiro na região, foi comandada pelo capitão Maurício da PM de Avaré.
O militar esteve acompanhado dos cabos Tonon, Gonçalves, Nascimento e Diego, todos integrantes do projeto desenvolvido na estância turística que é referência em São Paulo.
Saiba mais
As propriedades rurais cadastradas no Programa Campo Seguro recebem uma placa com um número de identificação.
Por meio de localização via GPS, a PM chega ao local com maior rapidez.
Integram a equipe do Programa Campo Seguro o capitão Maurício, subtentente Aguiar, sargento Carvalho, cabo Gonçalves, cabo Nascimento, cabo Tonon e cabo Diego.
Já o projeto Vizinhança Solidária Rural reúne moradores de áreas rurais em um grupo de WhatsApp onde é possível discutir segurança pública com policiais militares responsáveis pela Patrulha Rural.
O canal não substitui o tradicional 190, mas alimenta a PM com informações que podem ajudar na resolução de ocorrências.
Além da Prefeitura e PM, são parceiros do Vizinhança Solidária Rural o Sindicato Rural de Avaré e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).