
A Delegacia de Polícia de Iaras instaurou inquérito para investigar as circunstâncias das mortes de dois presos, ocorridas no último fina de semana, em datas consetivas, na Penitenciária “Orlando Brando Filinto”, localizada no município.
O primeiro caso aconteceu no sábado, dia 04/02. A vítima F. O. M., de 40 anos, foi encontrada com sinais de violência na cabeça e no pescoço por volta das 6 horas, durante o procedimento de contagem de presos pelos agentes.
F. dividia uma cela com W. F. A., de 21 anos, que teria admitido aos funcionários do presídio ter estrangulado o companheiro. O BO, entretanto, não traz informações sobre os motivos que o levaram a cometer o crime.
O corpo de F. foi encaminhado para o IML, onde passou por exame necroscópico. O IC de Avaré também foi acionado e compareceu ao local para realizar perícia. A cela, segundo informações do presídio, era ocupada apenas pelos dois presos.
A vítima estava presa por estupro. Ela havia sido presa em flagrante delito em agosto do ano passado após abusar de uma adolescente de 14 anos. O caso aconteceu no bairro São Felipe, em Avaré. O suspeito cumpre pena pelo mesmo delito.
Já na tarde de domingo, 05/02, o preso E.S.R., de 38 anos, foi encontrado morto com vários hematomas pelo corpo. Ele estava numa cela com pelo menos outros seis detentos, três dos quais estavam com escoriações nas mãos, mas nada disseram sobre o ocorrido. Para esse caso também foram acionados o IC e o IML de Avaré.
A Secretaria de Administração Penitenciária deverá instaurar procedimentos administrativos nos dois casos.