• Pedaço da Terra de 4,4 bilhões de anos é descoberto por pesquisadores

    370 Jornal A Bigorna 26/01/2025 00:40:00

    Nosso planeta já passou por muitas fases e se comportou de várias maneiras diferentes. Por conta disso não é de se surpreender que remontar os seus primeiros capítulos não seja uma das tarefas mais fáceis. Mesmo assim, a ciência acaba encontrando um jeito de fazer isso. Como por exemplo, através desse pedaço da Terra de 4,4 bilhões de anos.

    Essa descoberta feita no remoto outback da Austrália Ocidental, em Jack Hills, pode ser o ponto que faça os pesquisadores entenderem sobre os primórdios da Terra. O pedaço da Terra de 4,4 bilhões de anos é um cristal de zircão minúsculo, sendo o mais antigo pedaço do planeta que já foi descoberto.

    A idade do cristal foi confirmada em 2014 por uma equipe de cientistas. Ele tem aproximadamente 4,39 bilhões de anos, com uma margem de erro de alguns milhões de anos para lá ou para cá. Por conta dessa idade, isso quer dizer que o zircão se formou pouco tempo depois que o sistema solar surgiu.

    Mesmo que o cristal de zircão descoberto seja extremamente pequeno que passa desapercebido ao olho humano, ele tem informações gigantes a respeito da evolução da Terra.

    Até porque ele surgiu somente 160 milhões de anos depois que o sistema solar apareceu. Nessa época, nosso planeta era praticamente um inferno em chamas, por conta de um choque com um objeto do tamanho de Marte que acabou formando a lua.

    Contudo, conforme o sugerido por esse pedaço da Terra de 4,4 bilhões de anos, todo esse caos não durou tanto tempo. Isso porque se ele já existia há esse tanto de tempo, isso quer dizer que nosso planeta deve ter esfriado rapidamente para que uma crosta sólida fosse formada.

    Outro ponto que o zircão traz é que a água líquida pode ter surgido por volta de 4,3 bilhões de anos atrás. E como é sabido, quando existe água, existe também uma esperança de vida. Por isso que na visão do geochemista John Valley, da Universidade de Wisconsin-Madison, essa descoberta confirma como nosso planeta se tornou habitável. Além disso, esse zircão também pode ajudar na compreensão de como outros planetas podem seguir o mesmo caminho que a Terra.(Megacurioso)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também