• Papo com Magali – Os Cortes Bovinos de Carne

    935 Jornal A Bigorna 08/08/2021 22:30:00

    Olá meus queridos, hoje a dica é sobre os cortes bovinos de carne. Fiquem atentos, e faça uma melhor escolha para seus pratos! A seguir uma deliciosa receita.

     

    1 – Pescoço carne de pescoço é um corte bovino constituído de massas ou fibras musculares, de tecido conjuntivo e de gordura. É considerada uma carne de terceira. O tempo de cozimento da carne de pescoço é demorado.
    2 – Acém O  acém é considerado uma carne de segunda, relativamente magra. Na culinária, é usada em refogados, assados e cozidos. Também é utilizada moída e em bifes.

    3 - Peito e peito com osso  A carne de peito exige muito tempo para ser cozida, por ter uma grande quantidade de fibras e músculos. É considerada uma carne de segunda. Os principais pratos feitos com este corte bovino são o pastrame, o carpaccio, ou ainda o tradicional cozido argentino puchero.
    4 - Paleta ou miolo de paleta Este corte bovino está localizado nas pernas dianteiras do boi. É uma carne apropriada para picadinhos, assados de panela e cozidos. É uma carne suculenta e macia. Se assemelha ao corte bovino patinho.
    5 – Fraldinha  É uma carne composta pela parede do abdômen do boi, localizada na lateral do corpo do animal. Possui fibras longas, nervos e gordura. É um corte bovino pequeno, suculento e macio, por isso, muito apreciado em churrascos. Pode ser usada, também, em assados de panela, receitas de strogonoff, espetinhos, entre outros.   

    6 - Ponta de agulha Localizada nas últimas costelas do boi. É considerada carne de terceira. Pode ser consumida inteira, em pedaços ou moída. É outro corte que demanda muito tempo de cozimento.

    7 - Filé mignon O filé mignon é um corte bovino que pesa, aproximadamente, 2 quilos. É considerada uma carne nobre, extremamente terna, macia e suculenta, porém não muito saborosa. Requer bons temperos, acompanhamentos e molhos, por suas características citadas acima. Ideal para bifes altos e mal passados. 
    8 - Filé de Costela O filé de costela também é conhecido como filé de costa. É uma carne com tempo demorado de cozimento, usada em refogados e cozidos de panela. É considerada uma carne de segunda.

    9 - Contra filé O contra filé também é conhecido como filé do lombo e fica localizado ao lado do filé mignon. É uma carne nobre, macia, com a parte interna magra; e a parte externa contendo uma espessa camada de gordura. É um corte bovino indicado para assados e bifes. Com esse corte bovino, é feita a famosa e tradicional receita Bife a Cavalo, que é muito apreciada na culinária brasileira.

    10 - Capa de filé Carne com textura desigual e grande quantidade de nervos. É considerada uma carne de segunda, que demanda cozimento mais demorado. Pode ser usada em assados, ensopados e refogados.

    11 – Alcatra  A alcatra é uma carne de primeira, considerada por muitos a “rainha das carnes”. Possui fibras macias, sendo extremamente saborosa. É um dos cortes bovinos mais versáteis. A alcatra inteira mede cerca de 80 cm, e dela, podem ser retirados 5 tipos de carnes diferentes: a maminha, a picanha, o baby beef, o tender steak e o top sirloin. É usada para o preparo de bifes, ensopados, assados e refogados. Também é um corte muito usado em churrascos.
    12 – Patinho O patinho é uma carne de primeira, com fibras macias. Pode ser utilizado para o preparo de bifes, cozidos e picadinhos.
    13 - Coxão duro O coxão duro também é conhecido como chandancaposta vermelhaperniquimlagarto planolagarto vermelholagarto chatocoxão de forachã de fora ou lagarto atravessado. É uma carne com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa. O seu cozimento é lento. É usada para o preparo de carnes recheadas, cozidos e assados de panela e rosbifes.
    14 - Coxão mole  O coxão mole também é conhecido como chã de dentro, chãcoxão de dentropolpa ou polpão. É constituída por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. É uma carne mais macia do que o coxão duro, e fica ótimo em ensopados, assados, escalopes, bifes à milanesa, picadinhos e enrolados. Também pode ser consumida moída.
    15 – Lagarto O lagarto também é conhecido como tatu ou lagarto-branco. É considerada uma carne de primeira, constituída por fibras longas e magras, em formato arredondado. Apesar de ser de primeira, é uma carne seca, dura e pouco suculenta.    
    16 - Músculo dianteiro O músculo dianteiro também é conhecido como músculo durobraço ou mão de vaca. É um corte constituído de massas musculares sobrepostas. É indicado para o preparo de caldos de carne, carne de panela, e sopas.
    17 - Músculo traseiro No Brasil, é considerada carne de segunda, porém ganha status na culinária ilatiana, com o corte osso-buco (a carne com o osso).
    18 - Aba do filé
    É uma carne mais utilizada como carne moída, por ser extremamente enervada.
    19 - Maminha da alcatra
    É um corte bovino retirado da peça inteira da alcatra. É uma carne famosa pela maciez e suculência. Ideal que seja acompanhada por molhos, nas receitas, pois não é das carnes mais saborosas. 
    20 – Picanha Essa carne é extremamente macia, saborosa e suculenta. É o corte mais famoso nas churrascarias, sendo servida inteira ou em bifes, mas também pode ser usada para o preparo de cozidos, levada ao forno ou simplesmente frita. A melhor parte da picanha é a ponta.
    21 - Cupim O cupim está localizado na corcova dos bois zebuínos e de seus  cruzamentos. Também é conhecido como giba ou mamilo. É uma carne caracterizada pela gordura entremeada, que lhe confere sabor e maciez. É muito usada em churrascos. Seu tempo de cozimento é demorado.

     

    Picanha na Cerveja

    Ingredientes:

     

    1 picanha de cerca de 1,2 kg

    3 colheres (sopa) de óleo

    1 lata de molho de tomate temperado

    1 pacote de sopa de cebola

    1 lata de cerveja preta

     

    Modo de Preparo:

    Retire a gordura da picanha deixando apenas uma camada bem fina;

    Aqueça o óleo numa panela de pressão; Doure bem a picanha;  Vire a carne na panela, preferível com uma colher de pau para não furar a carne; Reserve a carne.

    Molho: Junte o molho de tomate, a sopa de cebola e a cerveja. Misture bem. Acrescente esta mistura na panela com a carne e leve ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Apague o fogo de deixe a pressão sair da panela, Se o molho estiver ralo, deixe mais um pouco no fogo com a panela destampada. Sirva com arroz branco e salada mista ( Opcional).

    Bom apetite e excelente semana, abraços da Magali.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também