Os colaboradores da Unimed Avaré tiveram a oportunidade de assistirem a uma palestra sobre a utilização das técnicas de Programação Linguística (PNL) no atendimento ao público da Cooperativa Médica. Oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP), a palestra foi apresentada pelo economista comportamental Marcio Nami, no auditório da Unimed.
A PNL é um conjunto de metodologias e comportamentos que permitem o desenvolvimento do potencial humano. Marcio Nami observou que essas técnicas são conhecidas, principalmente, por sua aplicação na melhoria de relacionamentos comerciais, fluidez nos atendimentos e alavancagem de vendas. “É importante ressaltar um dos grandes alicerces da PNL: a melhoria expressiva das questões ligadas ao autoconhecimento e resultados”, afirmou o economista.
Segundo o palestrante, alguns exercícios de PNL, temperados com inteligência emocional, potencializam a compreensão dos anseios e das dores das pessoas próximas, seja no ambiente familiar, pessoal ou profissional. “Ao estimularmos novos caminhos, ideias e ações, os resultados são impactantes e na maioria das vezes, imediatos”, explicou Marcio.
Ao falar sobre a importância do uso da PNL no atendimento ao público da Unimed, o economista ressaltou que “são pessoas cuidando de pessoas, seja quando olhamos para os cooperados, novos clientes ou fornecedores”. Dentro desse contexto, Marcio afirmou que “uma mente treinada e empática, com relação às mudanças abruptas e constantes, permite um novo olhar e oxigenação de conceitos, com ganhos e méritos potenciais em todos os aspectos da relação e contatos, ainda que pontuais, se tornam expressivos e impactantes, aumentando a sinergia, resiliência, compreensão dos fatos e claro, a empatia”.
Sobre o palestrante
Marcio Nami trabalha há 15 anos com assessorias e consultorias nas áreas de estratégia, gestão e educação financeira para empresas dos mais variados portes e também para pessoas físicas e empreendedores. Atualmente, Nami é diretor da Oporefah Soluções, membro fundador do IBECOOP (Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo) e Conselheiro da Confebras (Confederação Brasileira de Cooperativismo) por dois mandatos. O economista também é autor dos livros: Viabilidade das Cooperativas Abertas, Visões do Cooperativismo, PNL e Cooperativismo, Geração Coach, Metacooperar e Ciclos do Poder Empreendedor.