Por incrível que pareça, o bilhão e o trilhão não são a mesma coisa no Mundo tudo. Enquanto no Brasil e nos Estados Unidos, 1 bilhão é o número 1 seguido de nove zeros, na Europa é o número 1 seguido de doze zeros.
Perceba: Não se trata de uma diferença no sistema de numeração, mas no nome usado para designar os números!
O milhão, tanto aqui e nos Estados Unidos quanto na Europa, é o resultado da multiplicação de mil por mil, ou seja, o número 1 seguido de seis zeros.
Esse mesmo milhão, multiplicado por mil, dá um número formado pelo 1 seguido de nove zeros. Nós o chamamos 1 bilhão, mas os europeus o chamam mil milhões.
Para eles, o bilhão é o 1 seguido de doze zeros, ou seja, o resultado da multiplicação de 1 milhão por 1 milhão. Mas o Brasileiro e o Americano denomina esse número como trilhão.
Mas não tem jeito de garantir que não haja discrepâncias entre uma forma de dizer o número e a outra? Sim, mas é pouco prática, pois teríamos que contar os zeros que se seguem ao 1.
Entretanto, para que não se perca uma vida contando zeros, os técnicos do assunto escrevem o número como potência de 10. Assim, o 100 é o resultado da multiplicação de 10 por 10, ou seja, 102 e assim por diante!