• Palanque do Zé #324 – Suas senhas são seguras? Mesmo?

    279 Jornal A Bigorna 27/10/2024 20:30:00

    Palanque do Zé

    Recentemente uma amiga querida e leitora fiel aqui do Palanque, teve seu Instagram hackeado.

    Considerando que, vira e mexe, as pessoas estão passando por esse tipo de problema, vou ensinar na Coluna de hoje, a lição mais básica de segurança na Internet: A criação de uma senha segura.

    Primeiramente, você precisa ter em mente que somente senhas complexas e únicas protegem suas contas, então nada de preguiça e comodidade nesse caso!

     

    As dicas são:

     

    1. Use ao menos 16 caracteres: Senhas longas e complexas são mais difíceis de quebrar. Quanto maior a combinação, maior a segurança.

     

    1. Combine letras, números e símbolos: Utilize letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite sequências óbvias que possam ser facilmente decifradas.

     

    1. Evite padrões comuns: Não use combinações previsíveis, como “1234” ou “qwerty”, nem palavras óbvias como “senha” ou “password”.

     

    1. Não inclua informações pessoais: Dados como aniversários, nomes de animais ou números de telefone tornam sua senha vulnerável, já que essas informações podem ser encontradas online.

     

    1. Não substitua caracteres de forma previsível: Evite substituições óbvias, como “4” no lugar de “A”, pois softwares de hacking conseguem identificar padrões.

     

    1. Use senhas únicas para cada conta: Reutilizar senhas facilita o acesso a várias contas se uma delas for comprometida.

     

    Agora que você já sabe como fazer, vamos para alguns exemplos de senhas fortes... Espero que você não tenha a “brilhante” ideia de usá-los nas suas contas, ok?

    Palavras aleatórias: Mescle palavras sem sentido e alterne letras e símbolos, como “Palanque]Advogado%Bigorna/”.

    Caracteres aleatórios: Combine sequências aleatórias de caracteres especiais, por exemplo, “!(#&%lK4r’”$12@0:=*#!”.

    Regra específica: Crie você mesmo, um padrão que envolva letras maiúsculas, minúsculas e números.

    Gerador de senhas: Utilize ferramentas para gerar senhas complexas, como “iR8T7FZ9Q5uE8DecZfbt”. Na Internet existem diversos sites que fazem isso. Mas não gosto da ideia, porque pelo menos mais uma empresa saberá sua senha.

    Agora que você já sabe como gerar uma boa senha, precisa saber como cuidar bem da sua conta. Por isso, as dicas a seguir são importantes:

    Altere senhas periodicamente: Mude senhas sensíveis a cada 3 ou 6 meses.

    Ative a autenticação de dois fatores (2FA): Adicione uma camada extra de segurança com SMS, e-mail ou aplicativo autenticador, sendo que a última opção é, na disparada, a melhor. Evite (mesmo!) o SMS.

    Evite anotar senhas em locais inseguros, como blocos de notas ou WhatsApp: Utilize gerenciadores de senha ou uma folha que você possa guardar em um local seguro.

    Cuide de tentativas de phishing: Fique atento a mensagens suspeitas e não clique em links desconhecidos.

    Como você percebeu, a coisa é mais complexa do que parece. Nesse cenário, o uso de gerenciadores de senhas é essencial, pois aí  você só precisa memorizar uma senha-mestra, ou utilizar sua boa e velha digital, o que é infinitamente melhor!

    Esses aplicativos armazenam e preenchem automaticamente suas credenciais de forma segura, facilitando o acesso a suas contas sem comprometer a segurança. Muitos gerenciadores também oferecem recursos adicionais, como geradores de senhas e 2FA.

    Os principais do mercado são Microsoft Authenticator, Google Authenticator e Proton Pass, que é o que eu uso.

    Por fim, lembre-se do ditado: Todos os dias de manhã, saem de casa um esperto e um otário. Se eles se encontram, dá negócio! Ou seja: Não dê moleza! --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

     

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

     

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também