Mês passado, Brasil registrou 68.635 queimadas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Foi o maior número para o mês desde 2010, quando foram computados 91.085 focos de incêndio.
Em relação ao último ano, que registrou 28.056 pontos de fogo em agosto, o aumento foi de 144%.
Sei que, tradicionalmente, este é o mês inicial do período de queimadas no Brasil, que vai até outubro.
Quando somamos o ano todo até agora, a quantidade de queimadas também é a maior em 14 anos, com 127.051 focos de incêndio.
Devido a tamanha desgraça que acomete a nossa floresta, que é o “Pulmão do Mundo”, lembrei daquela música que o Green Peace patrocinou no Governo Bolsonaro. Se chama “Canção Pra Amazônia”, e tem a participação de grandes artistas nacionais, como Caetano, Chico César, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Elza Soares, Gal, Gil, Maria Betânia, Milton Nascimento, Nando Reis e tantos outros!
Essa semana toda, fiquei pensando se eles estão demorando a se pronunciar contra esse verdadeiro crime, porque estão gravando uma nova e mais impactante canção em defesa da Amazônia. Certamente, o momento exige que todos nós nos posicionemos!
Não podemos também, esquecer de ouvir as opiniões do Leonardo Dicaprio, da jovem Greta e também da Marina, nossa Ministra do Meio Ambiente! Afinal, como se vê, o Governo Lula não tem feito o suficiente para defender aquele bioma.
Quase encerro essa coluna sem mencionar aquela ativista que pintou uma girafa no corpo, para defender a fauna amazônica! Se não existem girafas por lá, é só um detalhe, não é verdade? O que vale é a intenção!
Todos cantando: Saaaaaaalve a Amazônia! Salve-se a selva ou não se salva o mundoooooooo... Saaaaaaaaaalve a amazônia!
--- -- ---
Agora, falando sério e sem ironia: É evidente que precisamos proteger a Amazônia, bem como os animais e pessoas que ali habitam.
O desequilíbrio ambiental que assola o Mundo fatalmente levará à extinção das espécies, inclusive a nossa.
Mas escrevo este texto para mostrar como causas legítimas podem ser deturpadas por interesses escusos.
Você certamente será bombardeado com a má influência dessas pessoas o tempo todo. Não tem como evitar.
Mas você pode - e deve - aprender a pensar.
--- -- ---
Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.
Telegram: https://t.me/palanquedoze
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53
--- -- ---
Os conteúdos publicados no “Palanque do Zé” não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna. Assim, são de total responsabilidade do Autor, as informações, juízos de valor e conceitos aqui divulgados.