• Palanque do Zé #312 – A importância da música

    598 Jornal A Bigorna 04/08/2024 14:00:00

    Palanque do Zé

    Desde criança, minha mãe sempre me incentivou a ouvir música.

    Mas não qualquer tipo de música.

    Na época eu não entendia muito bem o motivo, mas também não via razão para questionar, o que é bastante raro de acontecer. Quem me conhece pode atestar que sou o cara mais questionador que há.

    O ponto é que hoje eu agradeço por isso. Música é um tipo tão poderoso de arte, que tem a capacidade de nos mudar a nível subconsciente.

    E é justamente por isso que temos que tomar cuidado com o que que ouvimos musicalmente falando. Se os impropérios do fino carioca ficarem sendo martelado em nossa cabeça, por exemplo, atenderemos a achar que aquela mensagem é a correta. Pode não parecer, mas isso muda até as nossas decisões de vida, o que num período de tempo razoável, fará com que nos desviemos da rota.

    Porém, o oposto também é absolutamente verdadeiro! A boa música, aquela que nos inspira os bons pensamentos, é capaz de nos motivar a continuar firmes em nosso propósito. Um exemplo disso é fazer exercícios ouvindo música. Quem faz sabe que, no ritmo certo, dá pra chegar mais longe e em melhores condições.

    Aliás, esse é justamente um dos motivos que a música é proibida em muitas modalidades do esporte: Ela é considerada um tipo de doping!

    Essa longa introdução, eu fiz para contar que essa semana eu conheci uma velha canção de rock: ”Simple Man”, da banda americana Lynyrd Skynyrd.

    Em pesquisa na Internet, descobri que ela data de 1973 e é parte integrante do álbum de estreia da banda, que se chama “Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd”.

    É isso mesmo que você está pensando... O nome do álbum é os caras ensinando as pessoas a pronunciarem o nome do grupo!

    Bom, voltando: A música em questão foi escrita por Ronnie Van Zant e Gary Rossington em menos de um dia e é conhecida por sua melodia marcante e letras profundas.

    Ainda de acordo com a minha pesquisa, a inspiração para “Simple Man” veio de uma conversa que Ronnie teve com sua mãe em um momento de reflexão, onde ela lhe deu conselhos sobre como levar uma vida boa e simples, sem se deixar dominar pelas superficialidades e dinheiro. De acordo com ela, os valores importantes da vida são a humildade, a honestidade e a busca pela paz interior.

    A canção se tornou especialmente significativa após a morte de Van Zant, no ano de 1977, e é frequentemente vista como um tributo a ele e aos outros membros da banda que faleceram no acidente de avião que ocorreu naquele ano.

    ”Simple Man” é uma obra de arte que transcende gerações, com sua mensagem de vida simples e autêntica, sendo um lembrete atemporal dos valores essenciais que devem nortear as pessoas.

    A banda retornou em 1987, tendo como líder Johnny Van Zant, que é o irmão mais novo de Ronnie.

    Eles continuam na ativa até os nossos dias.

     

    E é essa a versão de ”Simple Man” que eu tomo o cuidado de lhes apresentar, com a devida tradução, através deste link no YouTube:

     

    https://youtu.be/wvbUZpkbLas?si=QZUkTrY93KK3T_TC

     

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

     

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também