Cerca de três meses atrás, contei aqui no Palanque, que o Condomínio onde moro estava sediando uma sangrenta batalha entre o Exército de Formigas do Vizinho e o Exército das Abelhas do Condomínio!
Opinei, na ocasião, que o ímpeto da luta diminuiria com a chegada do inverno, pois para sobreviverem ao frio, as formigas entram em um estado de dormência ou inatividade conhecido como diapausa, já que são animais de sangue frio.
Algo não muito diferente ocorre com as abelhas, que no mesmo período, precisam se aglomerar sobre a área de cria para conservar o calor corporal e aquecer as larvas.
Mas, evidentemente, ambos os Exércitos não ficaram inertes! Durante o frio, o Exército das Abelhas do Condomínio procurou reforçar as brigadas de linha, transferindo batalhões das câmaras internas do Ninho, para a Entrada!
Na manhã de 7 de junho, na linha de frente do Ninho da Rolinha que se instalou na face norte do Limoeiro, Soldados-Formiga lançaram um contra-ataque da Horta do Vizinho para recapturar posições perto do Ninho das Abelhas.
Ao menos por enquanto, a Rolinha e seus filhotes estão se declarando neutros no conflito, respeitando o já histórico conceito de “Neutralidade Rolinhiça”, nos mesmos moldes daquele praticado pela Confederação Suíça.
Em outras áreas, a situação está praticamente inalterada, não houve surtidas de unidades de Soldados-Abelha. Porém, a intensidade do fogo aumentou, o que pode indicar preparativos para outro ataque do Exército das Formigas do Vizinho contra o Limoeiro nas semanas seguintes.
Com esse tempo de pausa, necessário para que houvesse um reagrupamento tático e aquisição de novos estoques de mel e outros insumos, acredito que o potencial ofensivo do Exército das Abelhas do Condomínio ainda está um tanto longe de se esgotar e, em breve, devemos esperar um aumento da atividade em vários setores da linha de frente, inclusive fora da região do Limoeiro!
É esperado, ainda, que as Abelhas façam incursões aéreas no Quartel-general das Formigas do Vizinho, para minar a capacidade deles de lutar.
Quanto mais os dias forem quentes, mais sangrenta serão as batalhas!
---
Link da primeira parte desta estória:
https://www.jornalabigornaavare.com.br/page/noticia/palanque-do-ze-250-a-batalha-do-limoeiro
--- -- ---
Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar dos grupos do Palanque do Zé.
No do Telegram, você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://t.me/palanquedoze
No do WhatsApp, você receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53
--- -- ---
Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.