Acho que a maioria dos leitores aqui do Palanque já sabem que eu sou associado do Rotary Club de Avaré, Entidade que tive a honra de presidir por três mandatos, algo inédito desde a sua fundação, em 11 de fevereiro de 1957.
Nesse ano, assumi a Presidência da Comissão de Projetos Humanitários. Minha missão, a qual executo com o auxilio indispensável de outros queridos companheiros de Rotary é, como já diz o nome do nosso grupo, olhar para o ser humano, mais precisamente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e lhes proporcionar uma vida melhor em todos os sentidos.
Sábado passado, fizemos um Dia de Alegria com os abrigados no Serviço de Acolhimento Institucional, que substituiu a Casa Transitória.
Oferecemos a eles apresentação de palhaços, maquiadora infantil, passeios de cavalinho, soltura de pipas e muita comida que as crianças adoram: salgadinhos, pipocas, doces, tortas, bolos e cupcake, que eles mesmos puderam rechear.
Os alunos do curso de Educação Física da FREA, também foram e desenvolveram muitas atividades recreativas com as crianças.
Foi uma tarde feliz. E de aprendizado.
Desde que entrei para o Rotary, em 2015, muitos eventos de caridade foram realizados. E a sensação é sempre a mesma: Quem supostamente ajuda sempre recebe mais do que quem é supostamente ajudado. É maravilhosa a sensação de sentir-se útil e capaz de melhorar, ainda que brevemente, a vida de alguém!
Outra constatação é a de que, somente o capitalismo, sistema econômico tão atacado por alguns, possibilita a caridade, pois nada sai de graça.
A questão é que precisamos aprender a diferença entre “valor”, “preço” e “custo”, pois somente assim poderemos enriquecer enquanto sociedade e garantir o mínimo de dignidade para todos.
--- -- ---
“A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.” – Sir Winston Leonard Spencer Churchill. Foi um militar, estadista e escritor britânico que serviu como Primeiro-Ministro do Reino Unido de 1940 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e novamente de 1951 a 1955.
--- -- ---
Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar dos grupos do Palanque do Zé.
No do Telegram, você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://t.me/palanquedoze
No do WhatsApp, você receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53
--- -- ---
Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.