Para todos os envolvidos com mundo do tiro, as notícias ruins do Governo Lula (PT), começaram já no primeiro dia, pois o Presidente assinou um Decreto que limitou o acesso a armas e munições em todo do território nacional, suspendendo a concessão de novos Certificados de Registro aos Caçadores, Atiradores e Colecionadores, além de proibir o porte de trânsito.
Na prática, todos os avanços obtidos pela categoria com os quatro Decretos editados pelo ex-Presidente Jair Bolsonaro, os quais tinham os números 10.627, 10.628, 10.629 e 10.630, foram revogados.
E, única e exclusivamente, por puro revanchismo e vontade de dominar a população, impondo o seu projeto de poder. Lula não se importa se seus atos vão dificultar a legítima defesa das pessoas de bem e de suas famílias. Tampouco se suas medidas irão impactar diretamente na vida de 3 milhões de famílias, que sobrevivem graças aos empregos e rendas geradas em lojas de armas e clubes de tiros no Brasil.
Como Lula sabe que não conseguirá retomar todas as armas compradas no Brasil em um curto prazo de tempo, criou um "Grupo de Trabalho” que até hoje nunca apresentou ao público, sequer a minuta do novo Decreto de Armas. O objetivo, claro, é impedir a legítima defesa, a prática do esporte de tiro, da caça de subsistência e até mesmo o manejo ambiental, pois sem os clubes de tiro e lojas de armas atuando plenamente, as pessoas não conseguem comprar armas, munições e insumos.
Não é preciso ser um expert em economia para perceber que não tem setor econômico que sobreviva quase oito meses sem trabalhar.
Dizia-se que a justificativa de Lula para acabar com os Decretos de Bolsonaro era a necessidade de aumentar a segurança da população. Entretanto, durante a vigência de tais normas, os índices de homicídio caíram drasticamente.
Dizia-se que o recadastramento das armas mostraria que muitas delas estavam desviadas para o crime. Entretanto, o que se viu foi justamente o contrário.
Conforme disse o Ministro da Justiça, Flávio Dino, 939.154 armas foram cadastradas no sistema da Polícia Federal. Dessas, 894.890 são de uso permitido (12.089 a mais do que o número registrado no SIGMA, o sistema antigo) e outras 44.264 são de uso restrito. Apenas 6.168 armas de uso restrito não foram recadastradas no sistema da Polícia Federal.
Ou seja, cai por terra a narrativa de Lula, de que são os Caçadores, Atiradores e Colecionadores, que fornecem armamento aos bandidos. Todos sabemos, aliás, que as armas do crime entram no Brasil via fronteiras com Paraguai e Venezuela, em especial. O próprio Governo destruiu um de seus “argumentos” mais preciosos ao inventar essa baboseira de recadastramento.
Aí, é preciso esclarecer também o seguinte: Das 6.168 armas que não foram recadastradas, algumas coisas podem ter acontecido, tais como esquecimento, morte do proprietário, falta de dinheiro para pagar um Despachante de Armas e até mesmo a recusa em fazê-lo, por questões de foro íntimo. Aposto que, pelo menos 5 mil dessas armas estão em posse de seus proprietários e jamais foram usadas para a prática de crimes.
Isso aconteceu muito na época do Estatuto do Desarmamento, onde milhares de pessoas não entregaram as suas armas. Até hoje, essas armas aparecem de vez em quando, com o seu atual proprietário dizendo que era do seu pai ou avô, e questionando se não será possível regularizá-las.
Importante ressaltar também, que geralmente uma pessoa que gosta de armas possui várias delas. Assim, as tais 6.168 armas que não foram recadastradas, não pertencem a 6.168 pessoas, mas sim a algo como umas 2 mil, provavelmente. Isso porque assim como as ferramentas, cada arma tem uma finalidade, tais como tiro de precisão, tiro longo, tiro curto, porte, defesa, campeonatos, caça e por aí vai.
Mas, voltando ao tema desta coluna, a verdade é que Lula pretende demorar-se ao máximo para regulamentar a questão das armas, para colocar de joelhos as lojas de armas e clubes de tiro. E, quando finalmente apresentar seu Decreto, ele será o pior possível para as pessoas de bem. E um prato cheio para os criminosos.
--- -- ---
Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar dos grupos do Palanque do Zé.
No do Telegram, você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://t.me/palanquedoze
No do WhatsApp, você receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53
--- -- ---
Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.