Uma das principais perguntas que recebo por aqui e de amigos também, é: Como você consegue ler tanto?
Primeiro que, sinceramente, não considero cerca de 12 livros ao ano, grande coisa. Tem gente que lê muito mais! Conheço um cara que lê cerca de 60 livros a cada 12 meses... Isso sim é muito!
Mas, sem rodeios, a resposta é simples: Constância.
Um livro médio tem aproximadamente 400 páginas. O ano tem 365 dias. Isso quer dizer que se você ler 12 páginas por dia, ao final do ano terá lido 4.380 páginas, ou cerca de um livro por mês!
Eu, pessoalmente, levo cerca de 30 segundos para ler uma folha, então, antes de dormir, gasto mais ou menos 24 minutos lendo!
É claro que as vezes leio mais, as vezes paro assim que atinjo a meta e raras vezes não leio. Mas aí considero aquilo como sendo um déficit e compenso nos outros dias.
Certamente o hábito da leitura não se adquire da noite para o dia, mas ao longo do tempo, se torna uma necessidade. Eu fui muito incentivado pela minha mãe, quando criança. Ela me comprava gibis. Meus prediletos eram os da Disney, notadamente os do Pato Donald e Tio Patinhas. Depois passei para Homem Aranha e X-Men...
Com 12 anos, aproximadamente, li “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. Depois, mais alguns livros clássicos como “Viagens de Gulliver” e “Volta Ao Mundo em 80 Dias”.
Quando consegui um exemplar de “Patton, Rebelde ou Herói?”, me apaixonei pela Segunda Guerra Mundial e não parei nunca mais.
Hoje, além dos livros da Segunda Guerra, sou grande fã de Stephen King, autor que me foi apresentado pelo amigo André Guazzelli, proprietário deste Jornal A Bigorna, que também é um leitor contumaz.
Aliás, das conversas com o Bigorna, minhas prediletas são as sobre literatura. Tais papos, inclusive, já renderam alguns livros próprios.
Tive a honra de editar dois livros do André, inclusive o “Entre Hiatos e Absintos”, que você pode comprar aqui: http://https//filoseditora.com.br/produto/entre-hiatos-e-absintos/
E também já escrevi 7 livros, que você pode baixar gratuitamente aqui: http://fusco.info/novo/
--- -- ---
Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar dos grupos do Palanque do Zé.
No do Telegram, você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://t.me/palanquedoze
No do WhatsApp, você receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53
--- -- ---
Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.