Dizem que domina a arte de se comunicar, quem se faz entender. Realmente, é inegável que o melhor comunicador é aquele que fala e as pessoas o compreendem.
Me considero um bom comunicador por uma série de fatores, dentre os quais certamente estão o estudo intenso e a prática cotidiana, já que tanto no exercício do jornalismo quanto no da advocacia, se eu não me fizer entender, estarei em má situação.
São mais de 20 anos estudando e treinando, então posso dizer que sou alguém apto a falar do assunto. Mas sigo aprendendo diariamente, pelo que agradeço.
Ocorre que essa semana, li no site da revista Forbes, a seguinte frase: “Eu espero que, quando a Morte te encontrar, ela te encontre vivo” – Provérbio africano.
Como a achei bela e profunda, postei-a em meu perfil do Facebook. E, para a minha total e completa surpresa, meus seguidores não a interpretaram da mesma forma que eu.
Para mim, a frase faz referência a um desejo genuíno de alguém, direcionado a um interlocutor que lhe é querido, para que este consiga viver bem até o momento de sua morte, e que não apenas sobreviva, fazendo coisas mecanicamente e sem brilho nos olhos.
Já meus amigos do Facebook levaram a coisa para o lado do humor, talvez por conhecerem o meu jeito de ser, já que sou do tipo que “perde o amigo, mas não perde a piada”.
De todo jeito, o episódio serviu para me mostrar que devemos tomar cuidado com o que falamos, pois a interpretação do que dizemos não depende só de nós, mas principalmente de quem ouve e, se quisermos atingir os nossos objetivos no que diz respeito a sermos compreendidos, devemos adequar a nossa fala para a realidade do nosso público-alvo, pois a sua experiência de vida impacta sobremaneira na forma como a mensagem que lhe passamos é compreendida.
--- -- ---
Se você gosta e apoia o meu conteúdo, não deixe de participar dos grupos do Palanque do Zé.
No do Telegram, você poderá interagir com outros leitores, sugerir pautas e ainda receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://t.me/palanquedoze
No do WhatsApp, você receberá todos os links dos textos em primeira mão! Para participar, clique no link: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53
--- -- ---
Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna.