• O poder da desinformação

    151 Jornal A Bigorna 16/01/2025 09:00:00

    A entrada em vigor de uma norma para ampliar o monitoramento da movimentação de grandes quantias pela Receita Federal foi engolida por uma onda de notícias falsas nas redes sociais que deixaram na cabeça dos brasileiros dúvidas sobre um dos mais populares instrumentos financeiros do país atualmente: o Pix.

    Entre as principais fake news difundidas está a de que a medida significaria uma cobrança de imposto sobre as transações do sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) ou que haveria violação do sigilo bancário para ampliar o alcance da malha fina do Imposto de Renda de pessoas de baixa renda ou informais.

    A desinformação foi tão grande que nem mesmo o esforço do governo para esclarecer os cidadãos por meio da imprensa e afastar os boatos surgiu efeito. Ao contrário, houve uma queda brusca no uso do Pix, que vinha batendo recordes sucessivos. Na tarde de quarta-feira, o Planalto jogou a toalha e resolveu suspender a norma da Receita Federal que deu origem ao imbróglio.

    Além das fake news, golpistas aproveitaram o momento para tentar tirar dinheiro de quem usa o Pix. O governo federal já anunciou que pretende acionar a Justiça contra o que chamou de criminosos. (Do Globo)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também