Uma operação policial dividida entre Espanha e Portugal encerrou um milionário esquema de tráfico de drogas do Brasil para a Europa.
Os dois traficantes brasileiros que comandavam a operação foram presos e condenados a penas entre nove e seis anos de prisão.
Segundo informou a Polícia Judiciária (PJ) ao Portugal Giro, um deles seria o dono de uma empresa em Almada, nos arredores de Lisboa.
A companhia importou em 2023 do Brasil um carregamento de mangas, onde estavam escondidos 260 quilos da droga, avaliados em R$ 38 milhões (€ 7 milhões).
frutas brasileiras, sob a base de ferro da estrutura para transporte marítimo.
A Guardia Civil espanhola descobriu o disfarce ao inspecionar o contêiner no porto de Algeciras, município a cerca de 320 quilômetros da fronteira com Portugal.
Os espanhóis retiraram 259 pacotes e devolveram apenas um para o esconderijo. Junto com a PJ, organizaram uma operação para prender os traficantes em flagrante.
Um caminhão transportou a droga para Ourém, em Portugal. Quando os traficantes chegaram ao armazém, ficaram surpreendidos com o contêiner vazio e foram presos pelos policiais que seguiam o veículo.
Além do empresário, a PJ e a Guardia prenderam um brasileiro que seria um especialista em soldas e o responsável por abrir o compartimento secreto de ferro.
Eles foram julgados este mês e condenados no Tribunal de Santarém, em Portugal. A Justiça verificou que estavam irregulares no país e determinou a expulsão de ambos.(Do Globo)