• Juscelino Filho deixa governo Lula após denúncia da PGR

    483 Jornal A Bigorna 08/04/2025 21:10:00

    O ministro Juscelino Filho deixou o governo Lula (PT) após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de corrupção passiva e outros crimes relacionados ao desvio de emendas.

    Deputado federal licenciado, eleito pelo União Brasil do Maranhão, o agora ex-ministro das Comunicações divulgou a decisão de sair do governo no início da noite, em carta.

    Pouco depois, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) disse que Lula ligou para ele no início da tarde e pediu-lhe que entregasse o cargo para "cuidar de sua defesa".

    O petista havia afirmado no ano passado, quando o ministro foi indiciado pela Polícia Federal, que o afastaria se ele fosse denunciado pela PGR.

    Esta é a sétima queda de um ministro no terceiro mandato do presidente, a primeira por um caso de corrupção, embora tenha ocorrido por acusações anteriores ao ingresso de Juscelino no Executivo.

    A expectativa entre aliados é que a saída do deputado do União Brasil destrave as conversas sobre reforma ministerial no governo.

    Em carta, Juscelino disse ter solicitado seu desligamento no que foi "uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública".

    Ele também negou as acusações de que é alvo e afirmou que, ao sair, protege "o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando".

    Nesta terça-feira, o principal cotado para sucedê-lo era o líder da bancada do União Brasil na Câmara, o deputado Pedro Lucas Fernandes (MA).

    Ele estaria trabalhando para assumir o cargo, mas a escolha é vista com ressalvas no partido porque isso deflagraria uma nova disputa pelo comando da sigla na Câmara.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também