Evitar água parada é a melhor maneira de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O alerta é da Vigilância Sanitária Municipal, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde.
O risco de transmissão das doenças aumenta nesta época devido ao período chuvoso. “A união entre poder público e sociedade é fundamental para vencermos essa batalha”, destacam as autoridades sanitárias.
Orientações
O munícipe deve eliminar locais onde o mosquito possa depositar seus ovos e se desenvolver, como vasos de plantas ou quaisquer lugares com essas características.
Também é importante manter bem tampados depósitos de água e não deixar expostos no quintal vasilhas e utensílios que possam acumular água. Garrafas devem permanecer de cabeça para baixo.
Outra recomendação é limpar frequentemente calhas e a laje das casas, além de manter a água da piscina sempre tratada com cloro.
A Vigilância Sanitária enfatiza ainda que o morador deve permitir o acesso do agente de Controle de Vetores em sua residência ou estabelecimento comercial.
“Em caso de dúvidas, solicite que o profissional apresente o crachá de identificação ou ligue para a Vigilância Sanitária para confirmar a presença do agente no bairro”, ressalta o setor.
Serviço
A Vigilância Sanitária Municipal fica na Rua Maria Antônia de Souza, nº 392. Contato pelo e-mail visa@avare.sp.gov.br ou pelo telefone (14) 3732-7144.