• Estudo aponta Estados brasileiros com motoristas mais mal-educados

    379 Jornal A Bigorna 02/06/2024 09:10:00

    Um estudo realizado pela plataforma Preply avaliou a forma como brasileiros e portugueses se comunicam no trânsito. Desta forma, a pesquisa apontou que existem três Estados brasileiros nos quais os condutores tendem a ser mais grosseiros no trânsito. O estudo também avaliou a maneira como portugueses lidam com a comunicação verbal no trânsito. Por isso, em relação a comparação entre países, Brasil e Portugal dividem quase a mesma porcentagem de agressões verbais no trânsito, sendo 73,6% e 78%, respectivamente.

    Segundo a Preply, 7 em cada 10 brasileiros já afirmaram ter presenciado agressões verbais no trânsito. Entre as ofensas, por exemplo, estão gestos obscenos e bate-bocas excessivos. No comparativo entre países, o estudo avaliou que 46% dos brasileiros utilizam palavrões na comunicação no trânsito, enquanto para os portugueses o número é mais expressivo e chega a 67%. No país europeu, inclusive, Lisboa (44,6%), Porto (28,4%) e Setúbal (3,6%) estão entre os lugares com mais motoristas mal-educados.

    Estados brasileiros com motoristas mais grosseiros

    De acordo com a Preply, os Estados de São Paulo (36,2%), Rio de Janeiro (20%) e Bahia (6,6%) são os estados brasileiros com mais agressões verbais no trânsito. Além disso, Ceará e Pernambuco também integram o ranking, com 3,2% cada. Contudo, a plataforma fez um levantamento dos Estados brasileiros com os motoristas menos grosseiros.

    São eles: Santa Catarina (13,4%), Rio Grande do Sul (12,6%) e Minas Gerais (10,8%). Paraná (10,8%) e Distrito Federal (9%) também aparecem no ranking com as pessoas mais gentis no trânsito. A pesquisa foi feita com 500 residentes tanto do Brasil quanto de Portugal durante o mês de maio deste ano. De modo geral, os entrevistados responderam 10 perguntas relativas ao modo como costumam se comportar enquanto condutores. (Do Jornal do Carro)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também