Vendo as cenas do youtuber dentro de uma viatura fazendo policiamento mostrou que o Comando da PM e o próprio Secretário de Segurança Pública estão fazendo da sociedade e da Polícia Militar um mal-gosto entre piadas de talk-show.
Isso na melhor das hipóteses, pois na pior o que se vê é algo trágico e joga a Instituição na lata de lixo.
O tal sargento, se comportando como o apresentador e bobo da Corte do fato lamentável ainda diz: "Quando matamos um bandido, nós celebramos com charutos e cerveja. [Com o batalhão?] Não, só o pelotão. Como dissemos antes, o pelotão é como uma família", fala o sargento De Oliveira na filmagem.
Vergonha ou tem satisfação em ouvir isso? Afinal, um dia pode ser seu filho! Sabem por que o tal PM diz isso?
Porque eles estão numa favela, ou num bairro de pobres, onde eles chutam a porta de quem lhes aprouver, ou seja, somente em casa de pobre, porque em condomínio de rico, a PM não faz isso, e ainda pede licença mesmo se tiver em mãos um mandado de segurança
Isso mesmo, apesar de ter de estar à serviço de toda a população, a maioria dos PMs que saem pra ‘caçar’, como costumam dizer, fazem e desfazem somente com pobre.
A Instituição PM, sociologicamente estudada, é o ‘braço armado do estado’ para garantir o “status quo” — proteger a elite e manter no poder quem lá está e usada como “massa de manobra” pelos governantes — que se garantem no poder através do militarismo chulo e desconexo.
Existem duas PMs. Uma de Oficiais e outra de Praças. Os últimos servem para ir às ruas cumprir (muitos deles fazem com grande profissionalismo), outros enveredam com cumplicidade de alguns comandantes, e, assim, cumprem o desejo de disseminar sua violência e sua inescrupulosidade.
O caso do YouTuber ganhou manchetes internacionais extremamente negativas e cômicas ao deixarem um ‘gringo’ entrar com autorização do Comando — ato e autorização execrável de quem deveria zelar pela legalidade.
A grande maioria de profissionais abnegados e que trabalham com afinco, são pais de família, são ótimos profissionais, não merecem estarem à mercê de um Derrite, que se mostra cada dia mais e mais, um desastre como secretário de Segurança Pública.
Porém, do lado ruim, existe o lado bom, àquele que mostrou um lado obscuro que poucos brasileiros sabem, o de como é dentro de uma viatura dos “maus PMs”, (como mostra o vídeo)-àqueles que saem pra “caçar, matar e depois fumar um charuto. Principalmente nas periferias, onde, “todos os gatos são pardos”
Continuamos sendo o País da piada pronta!