
O coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar, pode estar perto de deixar o cargo, em uma troca ensaiada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, desde o ano passado. O substituto seria o atual subcomandante da PM, José Augusto Coutinho, ex-comandante da Rota.
Caso confirmada, a previsão é que a mudança seja publicada ainda nesta semana, juntamente com um despacho que deve oficializar a promoção de cinco oficiais a coronéis.
“Queridinho” de Derrite
O provável substituto de Cassio Araújo de Freitas no comando da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho, é visto como o “queridinho” do secretário Guilherme Derrite. O coronel tem boa relação com a cúpula da pasta e da Polícia Civil.
Depois da Rota, Coutinho passou pelo Comando de Policiamento de Choque, ao qual a Rota está vinculada, e foi alçado ao posto de subcomandante em fevereiro de 2024.
Na ocasião, Tarcísio trocou de uma única vez 34 dos 63 coronéis em posição de comando, privilegiando oficiais alinhados às bandeiras de Derrite.(Da Folha de SP)