O preço dos combustíveis subiu, e agora a ideia é economizar na hora de abastecer o carro.
Assim, manter a manutenção em dia é um passo essencial para não elevar o consumo de combustível, mas o jeito como você dirige tem um impacto tão ou mais importante nos gastos com abastecimento.
De acordo com a Renault, o estilo de condução, sozinho, pode reduzir em pelo menos 10% o consumo.
Já cuidados com itens como calibragem dos pneus e alinhamento e balanceamento das rodas, bem como troca de óleo, velas e cabos dentro do prazo, são capazes de proporcionar outros 10% de economia - segundo a montadora.
Mudar hábitos ao volante, de fato, faz toda a diferença. Antecipar frenagens, não "esticar" as marchas e fazer as trocas na rotação certa, por exemplo, são mandamentos que não apenas aumentam a autonomia a cada abastecimento - também contribuem para poupar freios e outros componentes e reduzem as emissões de poluentes…
Por isso mesmo, vários automóveis hoje trazem um marcador de consumo instantâneo no painel, popularmente conhecido como "econômetro", para ajudar a gastar menos combustível…
1 - Não dirija na 'banguela'
Mantenha o veículo engatado e reduza marchas em declives para poupar freios e também dinheiro.
O costume de dirigir com o câmbio em ponto-morto, especialmente em descidas, não ajuda a economizar e, ainda por cima, contribui para o desgaste prematuro dos freios - sem contar que coloca a segurança em risco.
Isso porque o carro perde tração quando não está com alguma marcha engatada e crescem as chances de "escapar" em uma curva. Em carros automáticos, utilize as posições "low" (reduzida) ou 1, 2, ou 3 para usar o freio motor em declives.
Além disso, colocar a transmissão em neutro com o veículo em movimento faz a central eletrônica do motor injetar mais combustível, ao contrário do que muitos podem imaginar…
2'Pé leve'
Evite acelerações e frenagem bruscas. Isso contribui para o desgaste do motor e também dos freios, da suspensão e até dos pneus.
O Cesvi Brasil recomenda que o condutor acelere e freie de maneira mais suave para que todos os itens citados tenham maior durabilidade. Isso inclui trocar as marchas no tempo certo, sem forçar o motor.
3 - Não deixe o pé no pedal de embreagem
Pé sobre o pedal da embreagem força componentes e também faz o veículo 'beber' mais.
Muita gente tem o costume de apoiar o pé no pedal de embreagem com a marcha já engatada e esse vício, além de resultar na perda de tração, desgasta componentes sem a menor necessidade. Com o tempo, o hábito acaba fazendo você ter de trocar o conjunto de embreagem mais cedo.
A falta de tração igualmente contribui para elevar o consumo.
4 - Use o ar-condicionado do jeito certo
Ar-condicionado sem necessidade 'rouba' força do motor e aumenta bastante o consumo.
Essa dica não tem relação direta com o estilo de condução, mas vale para corrigir um hábito que é vilão quando se trata de consumo.
Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos. Além disso, se o clima não estiver muito quente, evite ajustar o resfriamento no nível máximo.
O ar-condicionado é um item de conforto e até de segurança, mas seu uso inadequado pode contribuir para aumentar em 20% ou mais o gasto de combustível - já que o compressor do equipamento é acionado por uma correia conectada ao motor
5 - Não transporte carga sem necessidade
Manter o porta-malas cheio de itens que você não vai usar é um dos vilões quando se trata de consumo.
Essa é outra orientação mais relacionada aos hábitos do motorista.
Tem gente que está acostumada a guardar uma infinidade de tranqueiras no porta-malas, simplesmente por preguiça ou para usá-las "em caso de necessidade".