Quero primeiro agradecer ao convite pelo jornal A Bigorna para contar sobre o Salão de Humor de Mogi Guaçú, mas pra falar mesmo sobre o Salão quem tem condições mesmo é o seu fundador, meu amigo cartunista Moisés Macedo que conheci pessoalmente num desses Mapas Culturais de São Paulo.
Já fui agraciado neste mesmo salão em 2022, e hoje tá na 17ª Edição e é um dos que já desponta como um dos importantes salões de humor tão logo se torne internacional.
Os salões de humor foram uma boa pedida pra artistas exporem seus trabalhos e ainda com chances de prêmios, muitos em dinheiro, sendo um dos pioneiros, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba onde ainda apenas ganhei Menção Honrosa, que pela importância do salão já é um prêmio, hoje na sua 51ª. edição.
Caricaturas sempre foi uma das minhas diversões desde a escola, mas que passei a levar a sério quando precisei dessa modalidade pra sobreviver, a partir daí acabei ficando mais conhecido pelo pseudônimo Xavi pela sintetização de parte do meu sobrenome Xavier com caricatura, criando em 2005 o Xavicaturas – escritório de caricaturas, passando assinar Xavi inclusive nas ilustrações que desenvolvo.
Sou ilustrador, artista plástico com pitacos em esculturas e caricaturista com trabalhos nas áreas desde 1978 trabalhando também por muito tempo em comunicação visual.
No meu site: https://xavierdelima1.wixsite.com/xavi é possível conhecer mais sobre minha trajetória e uma boa parcela do meu trabalho.
O Salão de Humor de Mogi-Guaçú tem as categorias onde o chargista ou cartunista pode inscrever seus trabalhos: Charge, Caricatura, Cartum, Tira e HQ, assim como outros salões também, alguns ainda homenageando personalidades como o Salão Internacional de Humorde Caratinga, cidade natal de Ziraldo em Minas Gerais e que neste ano recebi o 2º lugar em duas categorias de homenageados.
Mogi-Guaçú me premiou em 2022 pela caricatura do grande cineasta Federico Fellini com o primeiro lugar e neste ano pela caricatura do americano-jamaicano Snoopy Dog também com o primeiro lugar.