Integrantes da rede de atendimento à criança e ao adolescente participaram no último dia 25 de uma capacitação sobre a realização do procedimento da Escuta Especializada.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) teve como propósito o combate à violência contra jovens.
Profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, integrantes de conselhos municipais e da Segurança Pública estiveram na formação realizada na Câmara de Vereadores.
A capacitação contou com a exposição das consultoras em direitos humanos Anna Luiza Calixto e Sônia Maria Bonfanti Gonçalves.
A juíza Roberta de Oliveira Ferreira Lima, da Vara da Infância e da Juventude, também fez uso da palavra durante o evento.
Escuta Especializada
A Escuta Especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.
O serviço é atualmente realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A partir de 2023, o procedimento será realizado pelo Educandário Santa Maria, entidade que tem parceria com o município.
A capacitação foi financiada pelo CMDCA através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).