Acessibilidade, capacitação, conscientização, apoio ao público-alvo e realização de importantes eventos cujo foco é a inclusão, bem como a visibilidade da comunidade deficiente de Avaré.
Essas foram algumas das ações desenvolvidas em 2023 pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD).
O ano teve início com a chegada de mais três cadeiras anfíbias para que as pessoas com deficiência física, especialmente cadeirantes ou quem tem mobilidade reduzida, possam se banhar Represa Jurumirim.
A conquista é fruto de convênio com o projeto Cidade Acessível do Governo Estadual e de parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
Por meio do mesmo projeto, foi viabilizada a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência no Horto Florestal, outro cartão-postal de Avaré.
Um dos focos deste ano foi a capacitação. A pasta ofereceu oficina e curso gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos não alfabetizados em Libras, para familiares de pessoas surdas e para funcionários públicos, entre outros interessados.
O curso de Soroban Adaptado também foi ofertado e entregou certificados aos interessados que concluíram a formação.
Já a Biblioteca Braile “Jairo Amorim” disponibilizou oficina de braile e projetos de socialização e de Orientação e Mobilidade. O foco: promover a habilitação e a reabilitação de pessoas com cegueira e/ou baixa visão.
Eventos
A SEDPD deu continuidade a importantes eventos em 2023, incluindo o III Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) .
Foi realizada ainda mais uma edição do evento “A Comunidade e a Pessoa com Deficiência”, cuja proposta é integrar poder público, sociedade civil e iniciativa privada em prol da inclusão e do empoderamento da pessoa com deficiência.
Outros destaques foram o 2º Simpósio Multidisciplinar Sobre a Surdez, que aconteceu em setembro, e mais uma edição do Moda Eficiente, desfile de moda com roupa adaptada protagonizado exclusivamente por pessoas com deficiência.
Cordão de girassol
A SEDPD também deu início em 2023 à distribuição gratuita do cordão de girassol. O item é utilizado para identificar pessoas com deficiências ocultas ou não-aparentes como surdez, autismo e deficiência intelectual.
Importantes ações tiveram continuidade: palestras voltadas à conscientização em unidades escolares e exposições para pais de pessoas com deficiência, bem como o Projeto Cinema com Propósito, no qual debates são realizados por psicólogos após a exibição de filmes com temática relacionada à área.
A pasta também instituiu em âmbito municipal o programa “Meu Emprego Inclusivo”, que busca auxiliar a pessoa com deficiência na inserção ao mercado de trabalho.
A meta é garantir que Avaré seja uma cidade acessível não apenas do ponto de vista de infraestrutura, mas também por meio de políticas públicas que assegurem direitos e dê igualdade de condições em todos os aspectos da sociedade.