Alvo de críticas durante a pandemia da Covid-19 por conta de sua postura relativa à vacinação contra a doença, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, nesta sexta-feira, para alfinetar seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a respeito do mesmo tema. Como revelou o jornal Folha de S. Paulo, o petista recebeu o imunizante da dengue no início de fevereiro, na rede privada, cinco dias antes do início da campanha do SUS sobre o assunto.
"Se vacinou escondido... O povo que se dane", escreveu Bolsonaro no X (antigo Twitter), junto de uma reprodução da reportagem da Folha. As respostas ao ex-presidente se dividiram entre o tom crítico em relação a Lula e ironias direcionadas ao próprio Bolsonaro.
"Surpreende zero pessoas", reclamou uma seguidora. "Esse descondenado nunca se preocupou com o povo", atacou outra. "Lula como sempre egoísta", afirmou um terceiro.
"Pelo menos no meio de uma pandemia em que morriam milhares pessoas ele não incentivou a população a não se vacinar", contrapôs outro usuário do X. "Disse o cara que colocou sigilo no próprio cartão de vacina", lembrou mais um internauta. "Pelo menos ele não fraudou o cartão de vacinação, né?", pontuou outro.
Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por conta de uma suposta fraude em cartões de vacina dele e de parentes. A manipulação teria ocorrido na reta final de seu governo, dias antes de ele viajar para os Estados Unidos de modo a não ter de passar a faixa presidencial para Lula. Outro envolvido no caso é o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que teria capitaneado o esquema.
O ex-presidente não foi o único político de oposição a aproveitar a reportagem da Folha de S. Paulo para atacar Lula. O filho dele, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também tratou do tema nas redes.
"Mais de 6 milhões de casos de dengue, mais de 4 mil mortes e o que a alma mais honesta fez? Tomou vacina escondido porque petista é assim: dane-se o povo brasileiro, o que interessa sou eu e meus “cumpanheiros”! E eu aposto que não foi só ele, viu?! Se procurar, os cupinchas também tomaram antes", postou, também no X.(Do Globo)