A Biblioteca “Maria Nazareth Abs Pimentel”, localizada na Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), conta agora com um espaço voltado para o público infantil.
Através de uma iniciativa da escriturária pós-graduada em Biblioteconomia, Hetiane Gonçalves, um dos espaços da Biblioteca da FREA foi decorado com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, obra do escritor Monteiro Lobato (1882-1942) que atravessa gerações e representa a literatura infantil do Brasil.
De acordo com Hetiane, que cursa atualmente a faculdade Biblioteconomia, a ideia surgiu em uma das matérias que discute formas de incentivar a leitura nas crianças. “Com a ajuda de diversos funcionários, alunos e ex-alunos da FREA resolvemos pintar as paredes com os personagens do Sítio, além de reservar outro espaço para que professores possam vir com seus alunos e contar histórias para eles”, conta a idealizadora do projeto.
Atualmente apenas alunos da Educação Infantil e do Fundamental I da FREA tem usado o espaço, mas a ideia é expandir para outras escolas irem visitar o local.
Hetiane ressalta a importância de profissionais que ajudaram na pintura da Biblioteca, como Marta Catib (professora de Artes da FREA) e os funcionários Gustavo dos Santos, Adriano Albuquerque, Tainah Goulart, Anísio Gregório e Camila Dantas, além do ex-aluno do curso de Artes e artista profissional Gabriel Vidal.
“Além destes profissionais, contamos com o apoio da direção da Fundação, através do Edson Gabriel (presidente) e do Luiz Mourato (diretor-executivo). Mas, é preciso acima de tudo ressaltar o talento e o profissionalismo do Gabriel Vidal, que se empenhou para que tudo ficasse perfeito”, agradece a responsável pela Biblioteca.