• Alunas desenvolvem aplicativo pedagógico para crianças e recebem homenagem em Avaré

    1570 Jornal A Bigorna 02/04/2023 09:30:00

    Plataforma criada por alunas do curso de Programação de Jogos Digitais da Escola Técnica Estadual (Etec) de Avaré (SP) aborda conteúdos português, matemática e anatomia humana.

    Cores vibrantes, cenários lúdicos e frases de incentivos são alguns dos elementos que compõem um aplicativo pedagógico desenvolvido por três alunas do curso de Programação de Jogos Digitais da Escola Técnica Estadual (Etec) de Avaré, no interior de São Paulo.

    Com a plataforma, intitulada “Pedagokids”, crianças de 6 a 11 anos aprendem brincando conteúdos de português, matemática e anatomia humana. Com as atividades oferecidas pelo app, é possível trabalhar até mesmo a coordenação motora e o raciocínio lógico.

    "No início, era só um trabalho para passar de ano, mas tomou uma proporção incrível e agora vamos continuar investindo nisso. Estamos muito felizes", afirmou Thais Rodrigues, umas das desenvolvedoras do aplicativo.

    A aluna e outras duas integrantes do grupo, Laysa Leal e Camily Lara, explicaram que a elaboração do game foi complexa. Antes de colocar o projeto em prática, elas fizeram uma pesquisa de campo com os estudantes da escola municipal de Ensino Fundamental Maria Theresa Picalho.

    Por meio de questionários, distribuídos ao corpo docente e responsáveis, as alunas puderam identificar os conteúdos que deveriam ser trabalhados com frequência. A seleção das atividades abordadas no aplicativo foi feita com base no resultado da pesquisa de campo.

    “Nos baseamos nas necessidades deles [alunos] e, além da pesquisa de campo, também consultamos sites e artigos para fundamentar a criação do 'Pedagokids'", contou Laysa.

    Apesar da complexidade, o esforço das alunas foi recompensado assim que o aplicativo foi lançado. Inicialmente, disponíveis para duas turmas do Ensino Fundamental das redes municipais de Avaré.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também