• Adolescentes da Fundação CASA vivenciam Páscoa com atividades especiais

    311 Jornal A Bigorna 22/04/2025 15:30:00

    A Páscoa ganhou um significado ainda mais profundo para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação CASA em Sorocaba e em Cerqueira César. Na última semana, os jovens participaram de uma programação especial que combinou espiritualidade, criatividade e aprendizado coletivo.

    Em Sorocaba, a tradicional cerimônia do Lava-Pés foi o ponto alto das comemorações no CASA Sorocaba III. Realizada na terça-feira (15), a celebração teve início com a acolhida dos adolescentes e um convite à reflexão sobre o verdadeiro significado da Páscoa. Conduzido pelo arcebispo Dom Júlio Endi Akamine, ao lado do Padre Eraclides Reis Pimenta e dos diáconos Agostinho dos Santos Júnior e Roberto de Marco Sampaio, o momento resgatou passagens bíblicas marcantes, como a Última Ceia — ocasião em que Jesus instituiu a eucaristia e lavou os pés de seus discípulos. Inspirados por esse gesto de humildade e serviço, doze adolescentes participaram do rito simbólico, tendo seus pés lavados pelo arcebispo, em uma representação comovente de amor ao próximo. A cerimônia contou ainda com orações, cânticos e a partilha do pão, promovendo um momento de espiritualidade e conexão entre todos os presentes.

     Já no CASA João Paulo II, em Cerqueira César, a criatividade tomou conta da “I Semana da Páscoa: Cores e Amor”. Durante a programação, os professores do ensino formal propuseram aos adolescentes uma série de atividades que uniram reflexão, arte e ludicidade. Além de conversas sobre o verdadeiro significado da Páscoa, os jovens participaram da confecção de ovos com a técnica do papel machê — feita com retalhos de papel umedecidos em uma mistura de cola e água, moldados sobre uma bexiga. A atividade também incluiu a eleição do ovo mais criativo e contou com gincanas e brincadeiras temáticas, promovendo integração e momentos de descontração.

    No CASA Feminino Cerqueira César, as adolescentes também mergulharam no espírito da data e participaram do “Projeto de Páscoa”, que contou com oficinas de artesanato, envolvendo a confecção de máscaras no formato de coelhos, ovos de papel machê e uma sessão de cinema com o filme “A Paixão de Cristo”, seguida de rodas de conversa sobre o simbolismo da Páscoa. Para encerrar, as jovens participaram de uma animada gincana temática.

    "As atividades mostram como a Fundação CASA busca ir além do cumprimento da medida, criando espaços de convivência que ajudam a fortalecer vínculos, despertar reflexões e valorizar as experiências dos adolescentes. Seja pela arte, pela espiritualidade ou pelo coletivo, cada ação teve um propósito: oferecer sentido e promover encontros que tocam a vida de quem participa", destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também