• testando

    Papo com Magali – Receitas rápidas

    1091 Jornal A Bigorna 20/04/2021 11:00:00

    Olá queridos leitores, nessa semana preparei para vocês algumas dicas de receitas rápidas para que vocês não percam tempo de lazer com a família nos finas de semana ou no dia a dia!

    Com a correria do dia a dia, receitas rápidas são uma ótima pedida para aproveitar refeições caseiras e saborosas, já que é possível preparar pratos até mesmo elaborados sem ter que perder muito tempo na cozinha e deixar de recorrer a pratos congelados ou fast foods.

    É possível preparar de maneira prática entradas, refeições principais, lanches, sobremesas e doces. Os itens usados podem ser bem variados e, por isso, podem agradar os mais variados paladares.

    Salmão: essa é uma receita de salmão de forno ao estilo asiático. Aqui, é preparada uma marinada com alho, gengibre, molho de soja, mel e azeite. Além desse molho, pimenta e sementes de sésamo também entram em cena para incrementar o sabor do prato.

    Ingredientes:
    4 lombos de salmão
    2 dentes de alho ralados
    1 c. sopa de gengibre fresco ralado
    2 c. sopa molho de soja Kikkoman

    1 c. sopa mel
    1 fio de azeite
    Pimenta, especiarias de sua preferência e sementes de sésamo.

    Preparação:
    - Pré-aqueça o forno a 180º.
    - Numa taça, coloque o alho e gengibre ralados, molho de soja, mel e azeite, envolva e reserve.
    - Num tabuleiro de forno, coloque uma folha de alumínio e em cima os lombos de salmão.

    - Pincele os lombos de salmão com a marinada, tempere com pimenta e polvilhe com as sementes de sésamo.
    - Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos.
    - Acompanhe com noodles e mistura chinesa.

     Carne moída com abóbora: o segredo desta receita para que ela seja fitness é que a carne moída seja magra. Você pode usar, por exemplo, patinho. A combinação adocicada da abóbora com a carne resulta em um prato com um gostinho pra lá de especial.

    Ingredientes:

    –       300g de carne moída magra 

    –       700g de abóbora cortada em cubos (eu gosto da cabótia ou japonesa)

    –       1 cebola picada

    –       1 tomate picado

    –       salsinha a gosto

    –       ½ copo de água

    –       ½ xícara de molho de tomate

    –       sal e pimenta do reino

    –       tempero sírio em pó (opcional)


    Modo de Preparo:

    –       Refogue a carne e a cebola, sem usar óleo.

    –       Acrescente o tomate.

    –       Junte a abóbora, a água e o molho de tomate, Tampe a panela e  deixe por cerca de 15 minutos ou até a abóbora estar macia. Se necessário, coloque mais um pouco de água para não grudar na panela.

    –       No final, adicione todos os temperos e sirva!

     

     Lasanha de berinjela: que tal preparar para sua próxima refeição uma lasanha em que a massa tradicional é deixada de lado e dá espaço para fatias de berinjela? Além disso, o recheio fica por conta de uma carne moída com molho vermelho com um toque de requeijão e creme de leite. Para melhorar ainda mais, parmesão e mussarela também entram em cena.

     

    Ingredientes:

    3 berinjelas médias (pode usar uma abobrinha também)

    600 gramas de carne moída

    2 tomates maduros

    2 colheres de sopa de extrato de tomate

    1 caixinha de creme de leite

    2 colheres de requeijão tradicional

    250 gramas de queijo mussarela ralado no ralo grosso

    50 gramas de queijo parmesão ralado

    ½ cebola

    2 dentes de alho

    Cheiro verde a gosto

    Manteiga para fritar

    Sal e pimenta a gosto

     

    Preparo:

    . Lave as berinjelas e corte em fatias laterais de 1 centímetro de espessura. Usar uma faca bem afiada vai deixar a tarefa bem mais fácil!

    2. Em uma bacia plástica grande, deixe as fatias de molho em água com 1 colher de sopa de sal por 1 hora (o sal vai desidratar um pouco a berinjela, evitando que a sua moussaka fique aguada). Já deixei de fazer esse passo e já deixei na água por menos de 1 hora, a diferença é pouca, então não esquente se não puder ou não quiser fazer.

    3. Em uma panela, aqueça uma colher de sopa de manteiga e refoque a carne moída. Tempere com sal e pimenta e adicione o alho e a cebola. Refogue mais um pouco e adicione o tomate picado (melhor sem pele) e o extrato de tomate. No final, adicione o cheiro verde picado.

    4. Em uma frigideira grande, frite em um pouco de manteiga as fatias de berinjela até ficarem bem douradinhas. Use a maior frigideira que tiver, assim cabem mais fatias por vez. Vá adicionando mais manteiga se necessário.

    5. Para fazer o molho branco, misture em uma panela o creme de leite e o requeijão. Quando faço alguma receita que leva molho branco, simplesmente pego uma caixinha de creme de leite e misturo com qualquer coisa que tiver na geladeira, uma colherada de maionese, ou cream chesse, ou requeijão, dá para colocar uma colher de parmesão também. Enfim, sempre uso o que tenho estocado (a maionese deixa o molho muito gostoso!)

    6. Monte a lasanha low carb em um refratário, colocando primeiramente uma camada de molho, depois uma de berinjela, depois outra do molho de carne, depois uma farta camada de queijo e molho branco. Monte mais uma camada de berinjela e depois mais uma com o restante da carne e do molho branco. Finalize com o queijo ralado para dar aquele efeito gratinhadinho – delícia.

    Sirva com salada verde. Na foto eu servi com um pouco de cenoura, porque eu gosto muito e acho que super combina com essa lasanha low carb. Note, no entanto, que já estou no meu peso e consumo em pouca quantidade (essa que está na foto, não repito). Caso tenha muito peso para perder, é melhor evitar a cenoura e qualquer outro legume que cresça abaixo da terra.

     

    Isso é apenas uma sugestão, breve postarei mais,

    Abraços da Magali !

     

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também