• testando

    Papo com Magali – O Feijão e sua economia

    926 Jornal A Bigorna 02/08/2021 11:00:00

    Olá queridos leitores. Hoje falaremos um pouquinho sobre o nosso queridinho de todos os dias,  o feijão.

    Feijão: conheça suas origens e sua importância na economia brasileira

    O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de feijão, com produção média anual de 2,8 milhões de toneladas, de acordo com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Típico produto da alimentação brasileira, o feijão é cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões, além de ser um dos alimentos mais antigos do mundo.

    Existem muitas hipóteses para explicar a origem desta semente tão usada no país. Arqueólogos dizem que em cerca de 10.000 a.c., o feijão tenha sido utilizado na América do Sul, no Peru e transportado para a América do Norte. Há relatos antigos do feijão que ocorreram na Bíblia, no Egito, nas ruínas de Tróia, no Império Romano, nas cortes inglesas e francesas, onde o feijão fazia parte da dieta dos guerreiros para as guerras, ajudando assim o seu uso e cultivo.

    Já no Brasil, os índios, por volta do século XVI, chamavam o feijão de “comanda” e comiam com farinha. Quando os portugueses aqui chegaram, agregaram a esta refeição e a espalharam por todo o Brasil. Os portugueses trouxeram receitas para o Brasil e alguns ingredientes como orelha, focinho, rabo e linguiça de porco.

    O feijão também faz parte do prato principal da culinária brasileira, a feijoada. Há quem diga que a feijoada começou a ser feita nas senzalas a partir do ano de 1549 com a chegada dos primeiros escravos da África. Em outros países utiliza-se o feijão branco ou vermelho para preparar a feijoada. No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.

    Além do papel relevante na alimentação do brasileiro, o feijão é um dos produtos agrícolas de maior importância econômico-social, devido principalmente à mão-de-obra empregada durante o ciclo da cultura. Estima-se que são utilizados, somente em Minas Gerais (o maior estado produtor) na cultura do feijão, cerca de 7 milhões de homens por dia-ciclo de produção, envolvendo cerca de 295 mil produtores.

    Curiosidades

    O feijão comum possui vitaminas B e C, caseína vegetal, globulina, ácido cítrico, sacarose, entre outros componentes.

    O feijão carioquinha recebeu esse nome por causa das listras, que lembram o calçadão de Copacabana. O curioso é que ele só existe há 40 anos, surgido do cruzamento de outros tipos de feijões.

    O tipo de feijão mais popular do Pará é o fradão (além do manteiguinha, é bom lembrar). No Ceará, o mais popular é o feijão-de-corda. Em Minas Gerais, é o jalo. No Rio Grande do Sul, é o preto. Na Bahia, o fradinho. No Centro Oeste, o rosinha. Em Santa Catarina, o branco.

    Você sabia que o feijão fradinho é o principal ingrediente do baianíssimo (e delicioso, cabe aqui ressaltar) acarajé.

    Os nordestinos gostam de usar mulatinho com abóbora e/ou mandioca na receita da feijoada nordestina.

    Existem pratos parecidos com a feijoada brasileira em outros países. Todos levam feijões com carne, seja de boi ou de porco. Como exemplos, podemos citar a moçambicana feijoada do Ibo, a romena fasole cu cârnati e o francês cassoulet.

    Além da deliciosa feijoada que já demos nossa receitinha, o feijão também e um típico prato da culinária mineira. A seguir um delicioso feijão tropeiro, confira!

    Feijão Tropeiro

    Ingredientes

    2 xícaras (chá) de feijão (sua preferência)

    1 folha de louro

    2 colheres (sopa) de bacon picado

    2 gomos de linguiça calabresa fresca

    2 dentes de alho amassados

    1 cebola grande picada

    3 ovos cozidos e picados

    1 tablete de MAGGI Caldo Costela

    5 folhas de couve picadas

    1 e meia xícara (chá) de farinha de mandioca crua

    Salsicha e cebolinha a gosto

    Pimenta dedo-de-moça picadinha a gosto

     

    Preparo

    Em uma panela, cozinhe o feijão em água com o louro até que os grãos estejam macios (sem desmanchar).

    Escorra a água e despreze o louro.

    Em uma panela frite o bacon e a linguiça.

    Escorra o excesso de gordura, junte o alho, a cebola e a pimenta  e deixe refogar.

    Adicione os ovos e mexa até que estejam cozidos. Junte o feijão, o MAGGI Caldo dissolvido em meia xícara (chá) de água quente, a couve e finalize com a salsicha e cebolinha.

    Misture bem e deixe cozinhar para tomar gosto.

    Acrescente a farinha, misturando bem e sirva a seguir.

    Acompanhamento – arroz branco e uma salada de couve.

    Um forte abraço da Magali !

     

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também