• testando

    Palanque do Zé #67 - Você tem certeza de que o AI-5 é uma boa ideia?

    1470 Jornal A Bigorna 21/04/2020 23:50:00

    Palanque do Zé

    Nos últimos dias tenho visto algumas pessoas, inclusive em Avaré, protestando pela reabertura do comércio, com o que, apesar de não concordar, respeito.

    "Ah, mas você não concorda porque tem a vida ganha e não tem gente que depende de você", diriam alguns.

    Muito pelo contrário! Tenho família que depende de mim, funcionário, custos fixos para manter o escritório e tudo o mais que vocês já sabem. Também não estou com a vida ganha e a perspectiva de não poder trabalhar me apavora.

    Mas, se tem uma coisa que eu não consigo entender, é quem apoia a volta do AI-5 e, em consequência, do Regime Militar.

    "Ah, mas na época dos Militares a gente tinha trabalho, podia andar tranquilo pelas ruas e tal. Quem teve problema foram os vagabundos!"

    Pode até ser, não nego que muitos dos meus amigos lembram daquela época com grande saudosismo.

    Mas vamos aos fatos: Ninguém garante que um novo Regime Militar será tão bom quanto o anterior. Ninguém garante que, uma vez no Poder novamente, os Militares não vão agir indiscriminadamente.

    Será que hoje as Forças Armadas não contam com muitas melancias, como diz o Presidente Bolsonaro? Melancia, pra quem não sabe, no jargão militar, é a pessoa que é verde por fora, mas vermelha por dentro. Ou seja, aparentemente é patriota, mas na verdade é comunista.

    Para finalizar, Sir Winston Churchill, o célebre Primeiro-Ministro da Inglaterra durante a Segunda Grande Guerra Mundial, tem uma frase ótima sobre isso:

    "A Democracia é a pior forma de Governo, com exceção de todas as demais".

    O grande significado desse pensamento, que foi proferido durante um discurso na Câmara dos Comuns em 11 de novembro de 1947, é que a Democracia não é perfeita e precisa de constantes reparos, mas funciona melhor do que qualquer outro sistema de governo já experimentado!

    O Presidente não presta? O Governador é incompetente? O Prefeito não age de acordo? Impeachment neles! Collor e Dilma que o digam!

    Agora, se quisermos tirar o Brasil das mãos de Ditadores, será bem mais difícil e traumático.

    Lembre-se de que os Regimes Militares não são só de Direita. Vide a Venezuela, China ou Cuba. Nossa arma mais eficiente contra Tiranos sempre será a Democracia!

    Não fosse a Democracia, dificilmente teríamos tirado o Poder das garras malignas do PT num passado recente!

    Não existem salvadores da Pátria. O Brasil só será grande quando o seu Povo pensar e agir grande. O Brasil do amanhã só depende de nós! Nenhum político sozinho, tem poder necessário para mudar alguma coisa!

    Ah, mas com esse Congresso, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, não dá! Pode ser, mas lembre-se de que essas Casas Legislativas não passam de um espelho do povo, já que fomos nós que os colocamos lá! Quer um Parlamento melhor? Vote melhor!

     

    --- -- ---

    PS1

    A pessoa que segurava o cartaz com a inscrição "Queremos o AI-5", foi abordada pelo gentil Policial Militar, que a informou de que aglomerações não eram permitidas. Sabem o que ela respondeu? Que vivia numa Democracia e que tinha o direito de se manifestar! Acho que ela faltou na aula sobre o AI-5...

    PS2

    Não achem que sou contra os Militares. Muito pelo contrário! Meu Pai é Sargento da Reserva da Polícia Militar e eu só não segui a carreira por causa da minha deficiência física.

    Acredito que, sem os Militares, nenhuma Nação é capaz de se organizar minimamente bem.

    Sou absolutamente a favor de aumentarmos os salários dos Militares e de termos Forças Armadas bem equipadas e, ao menos dez vezes maiores do que são nos dias atuais.

    Mas cada um no seu quadrado. Os Militares na segurança e defesa da Pátria, e os políticos nos assuntos do Governo.

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #67 - Você tem certeza de que o AI-5 é uma boa ideia?
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também