• testando

    Palanque do Zé #125 - Lista Anual de Livros

    1399 Jornal A Bigorna 28/12/2020 22:30:00

    Palanque do Zé

    Recentemente o cofundador da Microsoft, Bill Gates, revelou a sua Lista Anual de Livros. Todos os anos ele faz a mesma coisa em seu site pessoal. E essa coluna copiará descaradamente a ideia do bilionário filantropo, só que compilando todos os livros que eu li ao longo de 2020.

     

    Eles aparecerão na ordem em que foram lidos e, sobre alguns, já posso ter tratado aqui nessas páginas:

     

    1 - Eu Sou Ricardo Boechat - Eduardo Barão e Pablo Fernandez

     

    SINOPSE: Ricardo Boechat lamentava ter descoberto o rádio tão tarde. Começou no jornalismo impresso em 1971 e estreou na TV em 1996. O rádio só entrou na vida dele em 2006 e virou rapidamente sua grande paixão. Em 13 anos à frente do microfone da BandNews FM, Boechat se tornou um dos mais ácidos, eloquentes, bem-humorados e populares apresentadores do país. Valorizava como poucos a interação com o ouvinte, a ponto de dizer no ar o número particular de seu telefone celular. Dois de seus mais próximos colegas, Eduardo Barão e Pablo Fernandez, trazem agora cem histórias que mostram o ser humano dedicado e o profissional exigente que ele foi com um só propósito: manter vivo o legado desse gigante do jornalismo.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/2KBOAE0

     

    NOTA: 6,00

     

    2 - O Charuto de Churchill - Stephen McGinty

     

    SINOPSE: Uma história encantadora sobre um caso de amor que se consumia diariamente na fumaça. Um relato sobre o hábito que solidificou a imagem de um dos mais impressionantes homens de seu tempo.

    Winston Churchill entrou para a história como um dos mais importantes estadistas do século XX. Um exemplo de força e constância, pilotou o mundo livre rumo à vitória durante a Segunda Guerra. Quando Hitler dominava o continente, contemplando o outro lado do Canal da Mancha, Churchill ficou sozinho e devolveu o olhar. Provavelmente, com um belo cubano entre os dedos. Durante o conflito, o charuto de Churchill era um símbolo indefectível do primeiro-ministro e, por extensão, da própria resistência.

    Em O charuto de Churchill, o jornalista Stephen McGinty explora a relação de Churchill com o fumo. Com base em arquivos e entrevistas exclusivas com membros da família e da equipe de Churchill, McGinty disseca o amor do governante pelos charutos e o consolo que estes lhe proporcionavam. O autor investiga, ainda, a amizade duradoura de Churchill com Antonio Giraudier, empresário cubano que por anos, antes de fugir da revolução de Castro, alimentou o estoque de Churchill.

    O livro também traz histórias curiosas, como o medo de um possível atentado à vida de Churchill através dos charutos ― o Serviço de Inteligência Britânico, em parceria com os mais conceituados cientistas da nação, testavam os suprimentos do primeiro-ministro em ratos para detectar um possível risco de sabotagem. Winston Churchill e seu charuto se transformaram em um ícone mundial, perpetuado na Austrália por uma estátua de charuto de aproximadamente quatro metros de altura.

     

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/3o3KvGY

     

    NOTA: 6,0

     

    3 - O Instituto - Stephen King

     

    SINOPSE: O novo livro de Stephen King, o Mestre do Terror, traz uma história inesquecível sobre um grupo de crianças com talentos especiais que precisam se unir para derrubar um grande mal.

    No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.

    Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.

    Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.

    Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quanto It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

     

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/34LpiKw

     

    NOTA: 5,0

     

    4 - Onde Morrem Os Aviões - Lito Sousa

     

    SINOPSE: Quais são os limites de um avião? O quanto eles podem ser judiados até que um acidente aconteça? "Onde morrem os aviões" conta a experiência de vida de um mecânico de aeronaves, tentando manter sua complexa máquina voando, com as mínimas condições de segurança, em operações que remetem aos primórdios da aviação. A cada capítulo, o leitor se envolve e descobre por si mesmo. Acompanhe Lito Sousa nesta incrível aventura em um país da África Central em uma época sem Internet.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/2WJrHky

     

    NOTA: 7,0

     

    5 - Ter E Não Ter - Ernest Hemingway

     

    SINOPSE: UM DOS LIVROS MAIS REVELADORES DA PERSONALIDADE DO AUTOR DE O VELHO E O MAR. O capitão Harry Morgan não é um homem que se deixa envolver por questões ideológicas. Sempre às voltas com problemas financeiros, ele vive da própria competência profissional, da audácia, da ânsia de liberdade. Um solitário, um durão, um realista que enfrentava bons e maus momentos com a mesma tranquilidade, mas também com a certeza de que um homem solitário está sempre fadado a ter um fim trágico. Um homem severo, decidido a enfrentar qualquer perigo para cuidar da família, só confia em si mesmo e percebe, no momento decisivo, que o poder individual é sempre relativo. Em seu único romance ambientado em cenário americano e uma das poucas obras a indicar alguma preocupação com assuntos políticos, o mestre do diálogo e do realismo contundente, Ernest Hemingway nos envolve numa história vigorosa e dramática que jamais sairá de nossa memória. • O autor foi ganhador do Nobel de Literatura em 1954.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/34HF74Q

     

    NOTA: 5,0

     

    6 - Na Estrada - Jack London

     

    SINOPSE: Na Estrada, publicado por Jack London em 1907, é livro que se destaca pelo fato de ser uma autobiografia de London no período que compreende a sua juventude, quando literalmente meteu o pé na estrada de ferro e partiu em busca das aventuras que um dia viria a relatar. Trata-se de nove histórias vividas por London nesse seu período como andarilho clandestino nos trens americanos. São histórias reais e emocionantes, contadas com todo o talento pelo escritor que as viveu. Jack London creditou sua habilidade de contar histórias aos dias que ele passou como um andarilho aprendendo a fabricar contos para obter refeições de estranhos simpáticos. Embora o livro não seja tão conhecido como outras obras do autor, traz o encanto de retratar a vida real, não somente do autor mas também de milhares de outros que colocavam o pé na estrada em busca de algo a mais do que a depressão vigente na época. (A crise de 1894, conhecida como a primeira grande depressão americana) É inevitável ao ler "Na Estrada", ter-se a sensação de que estamos também ali, ao lado de Jack London, vivendo com ele as mesmas aventuras e enrascadas em que se metia.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/3rwBpF6

     

    NOTA: 8,5

     

    7 - O Elísio - Renato Dalmaso

     

    SINOPSE: O BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!

    Quando enviados à Itália, para lutar contra as tropas do nazifascismo, o jovem Eliseu e seus irmãos de armas deparam-se com um país em ruínas.

    Todo horror e miséria causados pela guerra tornam-se a rotina destes soldados brasileiros, marcando suas vidas para sempre.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/38EhfjI

     

    NOTA: 6,0

     

    8 - Longa Jornada Com A FEB na Itália - Sirio Sebastião Fröhlich

     

    SINOPSE: O livro “LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália”, de autoria de Sirio Sebastião Fröhlich, apresenta o cotidiano de brasileiros que participaram da II Guerra Mundial, integrados à Força Expedicionária Brasileira (FEB), na jornada de ida e volta entre o interior do Rio Grande do Sul e os campos de batalha italianos.

     

    Medo, incerteza, angústia e, em contraposição, coragem, fé, confiança e uma abnegada dedicação aos ideais defendidos pela Pátria estão presentes nos relatos dos protagonistas, que têm como pano de fundo o momento crucial da história da humanidade, em que o nazifascismo havia posto em risco a democracia, a liberdade e a paz mundial.

    Os deslocamentos por terra e pelo mar, a preparação para o combate, a travessia do Atlântico, a adaptação à neve e os macetes para superar o frio, a triste realidade dos combates e do dia a dia na guerra, a saudade da família e da Pátria, a solidariedade dedicada aos italianos, a amizade entre companheiros e o espírito de corpo, entre outros muitos sentimentos estão impregnados nos relatos transcritos nas 80 páginas deste breve roteiro.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://bit.ly/2Kw9qVs

     

    NOTA: 8,0

     

    9 - As Ilhas da Corrente - Ernest Hemingway

     

    SINOPSE: A NOVA EDIÇÃO DO ÚLTIMO CLÁSSICO DE HEMINGWAY As ilhas da corrente narra as aventuras e as tragédias presentes em momentos cruciais da vida do pintor Thomas Hudson – um evidente alterego hemingwayniano. O livro é dividido em três partes. A primeira parte, “Bimini”, é ambientada em uma paradisíaca ilha do Caribe onde Hudson – divorciado e beberrão – leva uma vida idílica. Em “Cuba”, o segundo segmento, o personagem é um homem atormentado que perde o filho em um acidente. Ao mesmo tempo, reencontra a primeira esposa e revive o final infeliz da grande história de amor de sua vida. A última parte, por sua vez, é um drama de guerra que contém elementos que lembram outras obras de Hemingway como Por Quem Os Sinos Dobram e O Velho E O Mar. Batizada de “No mar”, mostra Hudson como um caçador de submarinos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. As ilhas da corrente é um retrato brilhante da vida de um homem complexo e intrigante. Nestas páginas, Hemingway alcança o seu zênite de maturidade literária. • O autor foi ganhador do Nobel de Literatura em 1954. • A obra do autor já vendeu mais de 350 mil exemplares pela Bertrand Brasil.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/3hiMWTE

     

    NOTA: 6,0

     

    10 - Memórias da Segunda Guerra Mundial (1 e 2) - Winston Churchill

     

    SINOPSE: Do momento mais sombrio e glorioso da Inglaterra até a Grande Aliança e a vitória final, a Segunda Guerra Mundial continua a ser o evento mais marcante do século XX. Sem dúvida, o momento formador do mundo em que vivemos hoje. A obra clássica vencedora do Prêmio Nobel de Literatura chega agora em um box com os dois volumes sobre os anos cruciais de formação, desenvolvimento e conclusão do conflito, abarcando desde 1919 até 1945. No primeiro volume, Churchill reconstrói com minúcia e ritmo os principais eventos ocorridos entre 1919 e junho de 1941: desde as contendas geradas pelo Tratado de Versalhes, a fulgurante ascensão de Hitler, o novo quadro político europeu até a invasão da URSS pela Alemanha. No segundo volume, Churchill relata com minúcia os eventos marcantes ocorridos desde dezembro de 1941 até 1945, como o ataque a Pearl Harbor e a construção das alianças decisivas entre Inglaterra, URSS e os Estados Unidos, além de construir um epílogo assustadoramente lúcido sobre os possíveis desdobramentos do maior conflito bélico de todos os tempos.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/3rqFx9H

     

    NOTA: 9,5

     

    11 - Dúvida Cruel - Manual do Mundo

     

    SINOPSE: Não importa se você tem 9 ou 90 anos. Se tem um espírito questionador aguçado, é provável que perguntas cabeludas fiquem martelando na sua cabeça. Afinal, o mundo é uma fonte inesgotável de curiosidade.

    Nesse livro, Mari e Iberê, criadores do Manual do Mundo – o canal do ­YouTube que conquistou mais de 14 milhões de inscritos –, reuniram 80 dúvidas cruéis escolhidas a partir das sugestões enviadas por seus seguidores.

    Aqui você encontrará informações científicas de qualidade com o jeito claro, atraente e divertido que virou marca registrada do canal.

     

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/3hm2i9P

     

    NOTA: 7,0

     

    12 - O Iluminado - Stephen King

     

    SINOPSE: “O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O Iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/34NKaAN

     

    NOTA: 7,0

     

    13 - O Chamado Selvagem - Jack London

     

    SINOPSE: Este romance narra as aventuras de Buck, o privilegiado cão doméstico de uma família californiana. Em meio à febre do ouro, Buck é roubado de seu ambiente e contrabandeado para o Alasca. No caminho, sofre uma série de maus tratos até que encontra refúgio em uma irmandade de cães e, como os garimpeiros, vê-se na necessidade de se adaptar à vida selvagem. Buck entra em contato com sua natureza primitiva, em uma jornada de autoconhecimento, e redescobre seus instintos.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/37RxpqR

     

    NOTA: 3,0

     

    14 - Winston Churchill, Uma Vida (1 e 2) - Martin Gilbert

     

    SINOPSE: Como foi a vida de um dos políticos mais emblemáticos da história moderna? Escrito pelo biógrafo oficial de Churchill, o historiador mundialmente consagrado Martin Gilbert, é a mais completa biografia já escrita sobre um dos estadistas mais importantes de todos os tempos. Um homem de inteligência sublime e personalidade explosiva que esteve no centro de acontecimentos fundamentais do século XX. Elaborado a partir de anos de pesquisa meticulosa e documentação exclusiva, e repleto de material apenas recentemente descoberto, Churchill, Uma Vida é o casamento perfeito entre a dureza dos fatos da vida pública e os detalhes íntimos de um homem que exerceu papel preponderante para a divisão do mundo como o conhecemos hoje.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/2WOmLLi

     

    NOTA: 8,0

     

    15 - O Andarilho das Estrelas - Jack London

     

    SINOPSE: Do renomado autor de Caninos Brancos e O Lobo do Mar, este estupendo romance vai prender sua atenção do começo ao fim.

     

    Baseado em fatos reais, conta a história de um prisioneiro de San Quetin. A divulgação de caso ajudou a mudar a legislação penitenciária norte-americana. Para escapar à tortura da camisa-de-força, castigo legal naquela época, ele aprende a "sair" do corpo físico e viajar livremente no astral. Quando entra nesse estado alterado de consciência, ele não só supera o sofrimento físico mas também mergulha na memória de suas vidas passadas, suas encarnações anteriores.

     

    A narrativa mescla o cotidiano na prisão e as extraordinárias aventuras que o personagem viveu no passado, sempre sugerindo as lições que a alma deve aprender em cada encarnação para não repetir os mesmos erros no futuro.

    Um tema inesperado na obra de Jack London (1876-1916), o mestre norte-americano da ficção.

     

    Prefácio de Michel Sokoloff, psicoterapeuta, escritor e escultor.

     

    LINK PARA COMPRAR: https://amzn.to/37QkV2N

     

    NOTA: 7,0

     

     

    PS: As notas vão de zero a dez, sendo que “zero” representa um péssimo livro, “cinco” uma obra razoável e “dez” algo sublime.

     

    PS 2: As sinopses foram retiradas dos sites onde comprei os livros, com exceção do livro mencionado no tópico 8. Nesse caso, recorri a uma reportagem da época do lançamento. Todos os textos estão tal como foram encontrados, tendo sido feitas pequenas correções.

     

    PS 3: Todos os links para compra foram os que utilizei quando adquiri referidas obras. Pode ser que em outros lugares, saia mais em conta.

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #125 - Lista Anual de Livros
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também