• testando

    Palanque do Zé #102 - Curiosidades rápidas da ciência!

    2691 Jornal A Bigorna 13/07/2020 00:40:00

    Palanque do Zé

    E se os humanos forem extintos?

    Com as mudanças climáticas, guerras, desgraças nucleares e até com as Pandemias tipo a atual, muita gente se pergunta: O que aconteceria com a Terra se os humanos fossem extintos, tal como aconteceu com os dinossauros?

    Bom, sejamos realistas. A nossa presença, na condição de maiores predadores, poluidores e extrativistas, atrapalha sobremaneira a vida na Terra. Então, sem a gente, o Planeta tem tudo para dar certo.

    Não dá pra cravar com exatidão quais seriam as espécies sobreviventes, mas certamente haveriam insetos e bactérias, além daquelas que se adaptassem melhor com a falta que nós faríamos.

    Cães e gatos domesticados provavelmente morreriam rapidamente, mas alguns dos animais selvagens teriam boa chance de sobreviver.

    --- -- ---

    Cuidado com lixo espacial!

    Recentemente os cientistas precisaram realizar uma manobra não planejada para corrigir a órbita da Estação Espacial Internacional.

    Porque? Para evitar o impacto com um lixo espacial! Os propulsores da Estação Espacial funcionaram durante 1 minuto e 40 segundos para elevar a altura do complexo em 300 metros.

    Ah, mas será que tem tanto lixo assim na Órbita Terrestre? Se duvida, é só você dar uma olhadinha nesse tweet do Sérgio Sacani, um dos maiores entendidos do assunto no Brasil. A evolução da poluição ao longo das últimas décadas é algo assustador de se ver!

    De acordo com pesquisas, atualmente existem cerca de 22 mil objetos descartados ao redor da Terra, a maioria são satélites inativos ou pedaços de foguetes e dejetos oriundos das missões espaciais e etc.

     

    https://twitter.com/SpaceToday1/status/1279128722642219009

     

    --- -- ---

    Raio com 709 km de extensão

    O Comitê da Organização Meteorológica Mundial reconheceu recentemente que um raio, com 709 km de extensão, que foi detectado no sul do Brasil, é o maior já registrado na história.

    O fenômeno, que aconteceu em 31 de outubro de 2018, foi tão grande que atingiu os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina simultaneamente.

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #102 - Curiosidades rápidas da ciência!
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também