• testando
    1834 Jornal A Bigorna 21/03/2021 22:10:00

    Palanque do Zé

    Você gostaria de passar por 17 países, seis fusos horários e todas as estações do ano ao longo de 22.387KM? E que tal fazer isso a pé, andando 4.492 horas durante 561 dias, se caminhar 8 horas por dia?

    Ninguém, até agora, fez tal trajeto até onde se sabe. Mas graças ao Google Earth foi possível traçar um trajeto que não passa por rio, represas, lagos, mares ou algo do gênero.

    Por mais incrível que possa parecer, tal trajeto equivale a mais da metade da circunferência da Terra, que tem um raio de 6.378,14km na Linha do Equador, já que nosso Planeta não é uma esfera perfeita, mas sim um geoide achatado nos polos e alargada no Equador. 

    Assim, circundar o Equador numa reta de 360º será o maior caminho possível de ser feito. Mas para isso você precisará de veículos como barcos, botes, navios, aviões, helicópteros e etc., além de ser alpinista para atravessar a Cordilheira dos Andes, caso queira fazê-lo a pé, por exemplo.

    Mas essa não é a proposta da coluna de hoje. Para cumprir o nosso trajeto, como disse acima, você só precisa caminhar e, te garanto, a distância é o menor dos problemas nessa aventura. 

    Isso porque a caminhada passará por lugares inóspitos como o Zimbábue, que é o lar da Mamba Negra - uma das cobras mais mortais do mundo - e pela Uganda, nação com a maior quantidade registrada de casos de malária na Terra. 

    Já no Sudão do Sul, está rolando uma Guerra Civil desde 2013. Isso sem falar no Deserto do Saara e na Síria - que também está em conflito armado - e a Rússia, que tem um inverno que foi capaz de parar o Exército Alemão na Segunda Guerra Mundial.

    E aí? Topa encarar o desafio?

     

    --- -- ---

    Para ver no mapa como é esse caminho, basta clicar no link: https://bit.ly/3cRcRjF

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também