• testando

    Comprovar empregos antigos pode aumentar a aposentadoria do INSS

    INSS

    818 Jornal A Bigorna 18/10/2019 18:00:00

    O trabalhador interessado em garantir a aposentadoria antes da reforma da Previdência deve estar preparado para corrigir falhas no seu cadastro de contribuições ao INSS.

    Se o erro ocorreu em um benefício já concedido, há chance de pedir uma revisão e, com isso, aumentar o valor da renda mensal.

    Falhas cadastrais podem ser identificadas por meio da consulta ao extrato do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), disponível pela internet, no site meu.inss.gov.br.

    A chance de ter um vínculo de emprego ausente no Cnis é maior para quem já trabalhava antes de 1976, época em que os dados dos trabalhadores ainda não eram registrados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

    Isso não significa que contribuições mais recentes estejam livres de inconsistências.

    Erros cometidos pelo empregador ao repassar informações das contribuições do funcionário para a Rais podem impedir que um ou mais períodos de trabalho sejam considerados na aposentadoria.

    Para fazer o acerto de vínculos ausentes do Cnis, porém, o segurado do INSS enfrentará problemas. Há cerca de dois anos o órgão deixou de agendar esse tipo de atendimento e, por enquanto, não disponibiliza o serviço pela internet.

    O instituto orienta o segurado a realizar o pedido de benefício pelo 135 e, na data em que comparecer ao posto para regularizar pendências, acertar o vínculo.

    Legalmente, porém, o trabalhador tem o direito de ir a uma agência do INSS e pedir o acerto, mesmo que ainda não tenha solicitado um benefício.

    Para realizar a correção do cadastro, o INSS exige provas contemporâneas, ou seja, documentos do empregado produzidos na época do vínculo trabalhista.

    A carteira profissional com as anotações originais é a prova da contribuição.(DaF.S.Paulo)

    IMAGENS ANEXADAS

    Comprovar empregos antigos pode aumentar a aposentadoria do INSS
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também